Conheça os novos recursos do QiBuilder 2018

QiBuilder 2018

Release de 02 de Outubro de 2017

Principais Recursos

Visualização conjunta do 3d do Eberick e QiBuilder

Visualize todos os projetos feitos nos programas da AltoQi de forma integrada, através da importação do modelo 3D do Eberick no QiBuilder e vice-versa. Com isso, você pode verificar a consistência e compatibilização das soluções adotadas sem precisar utilizar outros programas.

Definição automatizada da declividade da rede sanitária

Recurso exclusivo para definição automatizada da declividade de ramais de esgoto, ventilação, coletores e caixas, que ajusta as cotas de saída de cada conexão com base na inclinação do trecho de tubo e na cota da coordenada anterior. Além disso, permite definir o desvio do ramal de ventilação a 45° ou 90° e efetuar o cálculo da inclinação do conduto diante de mudanças manuais da cota Z.

Refinamento na representação geométrica dos elementos

Agora você pode optar por uma representação realista das peças, seguindo o padrão adotado por modeladores BIM ou por uma representação paramétrica, utilizada em situações que o usuário necessite de uma visão simplificada.

Aprimoramento na exportação IFC do QiBuilder

Agora além das informações geométricas, os dados dos projetos de instalações tais como vazão, fator K dos sprinklers, potência, rendimento, entre outros, também são incorporados ao arquivo IFC, caminhando para uma interoperabilidade plena com os principais programas BIM do mercado.

Novas opções de controle de iluminação no ambiente 3D

Controle diversos parâmetros de distintas fontes de luz, incluindo a posição da luz do sol e altere as cores de fundo para padrões que representam diferentes momentos do dia e agregue sensação de profundidade e realidade, criando um ambiente mais atraente.

Geração de memoriais descritivos para os projetos

Gere de forma automatizada e personalize memoriais descritivos dos projetos hidrossanitários, de incêndio, gás, elétrico e SPDA, com informações aplicadas nos projetos, tais como relatório de dimensionamento dos condutos, lista de materiais, planilhas de pressões, legendas entre outros.

Nova legenda com indicação das conexões em planta

Agora as legendas possuem indicação do grupo de peças que são necessárias para efetuar a instalação de um determinado ponto do projeto, facilitando a interpretação dos desenhos em planta baixa.

Melhorias gerais de performance

No QiBuilder 2018 você tem mais agilidade no processamento de diversas operações na manipulação de desenhos no ambiente de CAD, tais como mover, espelhar, apagar, desfazer e outras operações que envolvem a abertura e fechamento dos croquis.

Definição de sub-redes para os projetos

Crie sub-redes específicas e separe informações na lista de materiais, legendas e customização dos níveis de desenhos.

Dimensionamento do sistema de aproveitamento de água da chuva

O QiBuilder 2018 dimensiona a cisterna e o reservatório superior para armazenamento da água de chuva de acordo com as previsões de precipitação e contabiliza na lista de materiais os reservatórios e filtro de água pluvial, agilizando a inclusão desse sistema.

Dimensionamento dos hidrômetros individuais

O QiHidrossanitário seleciona a peça ideal do hidrômetro individual aplicado na rede hidráulica de acordo com a vazão resultante e calcula a perda de carga gerada na rede, para assegurar o bom funcionamento do sistema hidráulico.

Relatório das unidades de tratamento no croqui

Nova opção de inserção automatizada do relatório de dimensionamento das unidades de tratamento na área de desenho.

Possibilidade de edição das dimensões das unidades de tratamento

Ajuste as dimensões das unidades de tratamento sem vincular a alteração entre medidas, arredondando valores calculados automaticamente ou definindo uma unidade de tratamento pré-moldada com dimensões fixas.

Simplificação do cadastro do lançamento automático hidráulico

Agora não é mais necessário copiar e editar as composições hidráulicas no cadastro de peças. A nova configuração possibilita definir as alturas dos registros gerais, ramais de água quente, fria e ramais que alimentam os vasos com válvula de descarga em dois padrões de escolha das elevações, alto e baixo.

Dimensionamento da bomba Jockey

Novo recurso para lançamento e dimensionamento da bomba jockey aplicada no projeto de incêndio, evitando que a bomba principal ligue desnecessariamente.

Indicação apurada do diâmetro da coluna no desenho

Nova opção para apresentar precisamente no desenho o diâmetro que está sendo adotado nas colunas referentes aos projetos hidrossanitários, incêndio e gás.

Dimensionamento das correntes de curto-circuito

O QiBuilder 2018 define o valor de corrente da capacidade de interrupção por curto circuito do disjuntor dos quadros e circuitos terminais e ainda analisa a coordenação em função da energia que o disjuntor deixa passar e o quanto de energia o condutor suporta.

Verificação de lançamento do projeto SPDA

Apresenta em forma de diagrama os pontos em desacordo com a norma, facilitando a localização e correção dos mesmos, auxiliando o projetista nas verificações dos problemas encontrados no projeto SPDA.

Definição do centro de cargas para o lançamento do Quadro de distribuição

Indica em planta a melhor localização para lançamento do quadro de distribuição, levando em consideração a potência (carga) e as coordenadas de uma determinada área.

Lista de materiais específica por circuito e quadro

Além de gerar as listas de materiais do projeto e para cada pavimento, o QiBuilder 2018 gera listas para cada circuito ou quadro de distribuição do projeto de forma automatizada.

Separação do tipo de condutos por sub-redes

Facilite a interpretação na obra, parametrizando e representando os condutos nos detalhamentos em planta e isométrico com cores e traços diferentes para cada sub-rede, melhorando a diferenciação nos desenhos.

Copiar caixa de passagem para outros pavimentos

Copie as caixas de passagens de fiação de um pavimento para outro com poucos cliques e facilite a criação das prumadas para lançamento dos condutos que ligam pavimentos.

Lançar descidas da fiação

Permite efetuar a ligação de uma conexão a outra em diferentes pavimentos com poucos cliques.

Possibilidade de inclusão de blocos de outras famílias nas paredes

Elimine ajustes com graute ou uso de pastilhas em paredes não moduladas, utilizando blocos de outras famílias já cadastradas . O programa considera esses blocos no algoritmo de paginação automática, eliminando a necessidade de edição posterior.

Solução otimizada para blocos estratégicos próximos e junto a aberturas

Permite a escolha de blocos estratégicos com dimensões maiores que o espaço disponível, para evitar o uso de pastilhas nos casos de nós estratégicos sobrepostos, contrafiamento de paredes que se cruzam muito próximas e aberturas junto aos blocos estratégicos. O programa avisa quando há blocos estratégicos sobrepostos.

Possibilidade de alterar a espessura da junta vertical

Permite definir valores de juntas verticais diferentes de 10mm em determinados trechos da parede, evitando ajustes em alvenarias não modulares.

Possibilidade de alterar os blocos internos de extremidade da parede

Modifique blocos junto ao bloco estratégico e evite ajustes de modulação com argamassa.

Possibilidade de definição de junta deslizante no respaldo da última fiada

Nova opção de detalhamento da última fiada de paredes que possam ter ação de temperatura, substituindo os blocos J por canaleta e indicar a junta deslizante no detalhamento das paredes.

Opção dos blocos ativos por projeto

Marque diretamente no cadastro de famílias de blocos quais os tipos de blocos ativos para a paginação das paredes, evitando a necessidade de duplicar o cadastro.

Duplo clique para abrir elevação

Explore a elevação da parede diretamente no croqui, com um duplo-clique sobre o seu nome ou eixo, conferindo maior agilidade e rapidez na conferência da modulação.

Aviso para possível junta a prumo

O programa avisa sobre possíveis juntas a prumo caracterizadas pela má amarração dos blocos no plano da parede.

Cadastro de peças para cabeamento estruturado

Permite cadastrar as aplicações necessárias com seus respectivos "dados de cálculo" para conectores, equipamentos, bloco de ligação, racks entre outros elementos que serão utilizados na elaboração dos projetos de cabeamento estruturado e telefonia fixa.

Racks e quadros para projetos de cabeamento

Insira quadros da rede de cabeamento com suas respectivas propriedades e locais de ligação entre as prumadas verticais e o cabeamento horizontal de acordo com as prescrições normativas.

Definição dos equipamentos no quadro (Racks)

Adicione equipamentos dentro dos quadros de cabeamento diretamente do gerenciador de peças, possibilitando a associação dos pontos aos equipamentos associados aos quadros.

Associar pontos aos equipamentos do quadro (Racks)

Arraste e solte grupos de circuitos para os equipamentos de destino para associar os pontos aos equipamentos associados aos quadros.

Associação de equipamentos (Racks)

Efetua a ligação interna e externa entre os equipamentos lançados dentro do rack e em racks externos (quadro superior ou subordinado) com os patch-cords, definindo o tipo de ligação e a quantidade.

Dimensionamento dos quadros e equipamentos

Calcula o número de unidades de altura “U” ocupadas por cada equipamento de cada quadro e lista as peças mais adequadas do cadastro. Você ainda pode obter a quantidade de equipamentos necessários em função dos pontos associados.

Numeração automática dos pontos, quadros, fiação e condutos

Os circuitos no projeto de cabeamento estruturado, como fiação e indicação de pontos são numerados pelos critérios "equipamento, percurso e percurso invertido“, tanto por projeto, quanto por pavimento. Também é possível enumerar outros elementos como quadros e condutos.

Geração automática do mapa de cabos do projeto

Gera relatórios com a listagem de cabos numerados do croqui corrente ou da edificação por pavimento, projeto ou por quadro para todas as redes elétrica, cabeamento e telefonia. Para circuito são indicados “Cabo”, “Ponto inicial”, “Ponto Final”, “Comprimento” e “Tipo”.

Geração de desenhos, detalhes e legendas inteligentes

Tenha alta qualidade nos desenhos executivos dos equipamentos, diagrama esquemático de racks, esquema lógico dos equipamentos, bem como a prumada de cabeamento.

Telefonia fixa

Lançamento de um projeto completo de telefonia fixa de acordo com o padrão TELEBRAS, através de uma rede independente do cabeamento estruturado.

Encontre o produto mais adequado e comece a projetar


BASIC
QiBuilder 2018

A plataforma BIM para projetos de instalações de pequeno porte.

Quero proposta

PLENO
QiBuilder 2018

A plataforma BIM para projetos de instalações de todos os portes.

Quero proposta

Trabalhamos também com a licença vitalícia, para mais informações
+55 48 99129 3911