Utiliza uma versão anterior? Compare os recursos
Release de 17 de Setembro de 2018
Com o importador IFC, você poderá visualizar no ambiente 3D as disciplinas desenvolvidas em outras plataformas BIM. Ao importar outros modelos, é possível identificar inconsistências na fase de concepção do projeto, facilitando tomadas de decisão e resolução de problemas, aumentando a assertividade nos lançamentos. Seu projeto será muito mais preciso e realista, evitando retrabalhos e custos adicionais na obra. Saiba mais.
Imagine poder extrair as plantas a partir do modelo IFC e utilizá-las como referência para efetuar o projeto? Sem precisar importar um arquivo CAD 2D, posicionar origem e alterar a escala. Agora é possível fazer este procedimento através do QiBuilder 2019, basta importar o modelo 3D e gerar a planta automaticamente para todos os pavimentos. Saiba mais.
Visando a constante evolução e aperfeiçoamento da exportação do arquivo IFC, agora o QiBuilder efetua também a exportação das cores de superfície e layers do objeto. Este recurso tem uma grande importância, pois possibilita que o projetista transmita, através dos arquivos IFC, suas definições gráficas, além de facilitar a usabilidade do arquivo por outros softwares. Saiba mais.
Gere automaticamente a lista de materiais de modo atualizado com o projeto, nos formatos XLSX e DOCX. Além disso, configure a lista gerada conforme os padrões de representação gráfica desejados. Com este recurso, o projetista terá uma importante ferramenta para quantificação, gerada de modo automatizado, atualizada com as últimas definições do projeto e com apresentação adequada. Saiba mais.
Visando obter uma melhoria na qualidade de apresentação dos detalhamentos, agora é possível definir no projeto diferentes modelos de linhas tracejadas e definir a sua escala. Nas versões anteriores, o programa possuía apenas 10 tipos de linhas. A atual versão conta com 51 opções de tipos de linhas, associadas ao ajuste e configuração personalizada de escala. Saiba mais.
Agregue mais qualidade e conteúdo para os seus detalhamentos através da inserção de imagens no QiBuilder. Com este rescurso, é possível incluir no ambiente do croqui, ou na prancha, imagens voltadas para a inclusão de selos, detalhes específicos oriundos da representação 3D, ou qualquer outra imagem voltada para o uso no fluxo do projeto. Saiba mais.
Detalhe e informe melhor os dados do projeto sanitário através do recurso de indicação de elevação. Com este recurso, é possível destacar a elevação dos condutos em qualquer posição do seu comprimento, além de mostrar a elevação de topo e fundo das caixas de passagem e unidades de tratamento. Desta forma, o projetista agrega mais qualidade e diferencial ao detalhamento, para garantir a adequada execução na obra. Saiba mais.
Já imaginou um comando capaz de ajustar automaticamente os sentidos dos fluxos no projeto? Agora é possível através do uso do comando "Ajustar fluxo". Tendo sido feita a seleção dos condutos, no qual se deseja ajustar o fluxo, o programa vai identificar o sentido correto, efetuando esta alteração automaticamente. Saiba mais.
Dimensione a rede em malha de sprinkler e hidrante, por meio de um processo iterativo que compreende a verificação dos diâmetros, o balanceamento das vazões, e o calculo das pressões. Além disso, gere a planilha de pressões, listas de materiais e memorial de cálculo da rede em malha. Um importante recurso voltado para agilizar o complexo dimensionamento da rede em malha, gerando um resultado confiável. Saiba mais.
Otimize a criação da planilha de pressão através do recurso de geração de planilha de pressão reduzida. Desta forma, o projetista pode optar por gerar uma planilha mais detalhada ou uma resumida, unindo diversas informações da planilha detalhada. Este recurso visa agregar ainda mais valor e personalização na apresentação da documentação do projeto. Saiba mais.
Represente as calhas e eletrocalhas no modelo 3D de modo realista, parametrizando as dimensões e espessura do objeto. Entregue o projeto agregando mais realismo na apresentação para os clientes. Saiba mais.
Já pensou em poder representar com precisão os condutos em curvas no modelo 3D? No QiBuilder 2019 é possível representar através do modelo IFC os condutos em curva, respeitando fielmente as curvaturas estabelecidas no croqui. Este é um recurso de grande relevância na compatibilização de projetos, facilitando e agilizando o processo de elaboração do projeto pelo profissional de instalações. Saiba mais.
Release de 02 de Outubro de 2017
Visualize todos os projetos feitos nos programas da AltoQi de forma integrada, através da importação do modelo 3D do Eberick no QiBuilder e vice-versa. Com isso, você pode verificar a consistência e compatibilização das soluções adotadas, sem precisar utilizar outros programas.
Recurso exclusivo para definição automatizada da declividade de ramais de esgoto, ventilação, coletores e caixas, que ajusta as cotas de saída de cada conexão, com base na inclinação do trecho de tubo e na cota da coordenada anterior. Além disso, permite definir o desvio do ramal de ventilação a 45° ou 90° e efetuar o cálculo da inclinação do conduto diante de mudanças manuais da cota Z.
Agora, você pode optar por uma representação realista das peças, seguindo o padrão adotado por modeladores BIM ou por uma representação paramétrica, utilizada em situações que o usuário necessite de uma visão simplificada.
Agora, além das informações geométricas, os dados dos projetos de instalações, tais como: vazão, fator K dos sprinklers, potência, rendimento, entre outros, também são incorporados ao arquivo IFC, caminhando para uma interoperabilidade plena com os principais programas BIM do mercado.
Controle diversos parâmetros de distintas fontes de luz, incluindo a posição da luz do sol, e altere as cores de fundo para padrões que representam diferentes momentos do dia. Agregue sensação de profundidade e realidade, criando um ambiente ainda mais atraente.
Gere de forma automatizada e personalize memoriais descritivos dos projetos: hidrossanitário, de incêndio, gás, elétrico e SPDA, com informações aplicadas nos projetos, tais como: relatório de dimensionamento dos condutos, lista de materiais, planilhas de pressões e legendas.
Com a aplicação deste recurso, as legendas possuem indicação do grupo de peças que são necessárias para efetuar a instalação de um determinado ponto do projeto, facilitando a interpretação dos desenhos em planta baixa.
Ganhe mais agilidade no processamento de diversas operações de manipulação dos desenhos no ambiente de CAD, tais como: mover, espelhar, apagar, desfazer e outras operações que envolvem a abertura e fechamento dos croquis.
Crie sub-redes específicas e separe informações na lista de materiais, legendas e customização dos níveis de desenhos.
O QiBuilder dimensiona a cisterna e o reservatório superior para armazenamento de água da chuva, de acordo com as previsões de precipitação, e contabiliza na lista de materiais os reservatórios e filtro de água pluvial, agilizando a inclusão desse sistema.
O QiHidrossanitário seleciona a peça ideal do hidrômetro individual aplicado na rede hidráulica, conforme a vazão resultante, e calcula a perda de carga gerada na rede, para assegurar o bom funcionamento do sistema hidráulico.
Nova opção de inserção automatizada do relatório de dimensionamento das unidades de tratamento na área de desenho.
Ajuste as dimensões das unidades de tratamento sem vincular a alteração entre medidas, arredondando valores calculados automaticamente, ou definindo uma unidade de tratamento pré-moldada com dimensões fixas.
Agora não é mais necessário copiar e editar as composições hidráulicas no cadastro de peças. A nova configuração possibilita definir as alturas dos registros gerais, ramais de água quente, fria e ramais que alimentam os vasos com válvula de descarga em dois padrões de escolha das elevações, alto e baixo.
Novo recurso para lançamento e dimensionamento da bomba jockey aplicada no projeto de incêndio, evitando que a bomba principal ligue desnecessariamente.
Nova opção para apresentar precisamente no desenho o diâmetro que está sendo adotado nas colunas referentes aos projetos hidrossanitários, incêndio e gás.
O QiBuilder 2018 define o valor de corrente da capacidade de interrupção por curto circuito do disjuntor dos quadros e circuitos terminais e ainda analisa a coordenação em função da energia que o disjuntor deixa passar e o quanto de energia o condutor suporta.
Apresenta em forma de diagrama os pontos em desacordo com a norma, facilitando a localização e correção dos mesmos, auxiliando o projetista nas verificações dos problemas encontrados no projeto SPDA.
Indica em planta a melhor localização para lançamento do quadro de distribuição, levando em consideração a potência (carga) e as coordenadas de uma determinada área.
Além de gerar as listas de materiais do projeto e para cada pavimento, o QiBuilder 2018 gera listas para cada circuito ou quadro de distribuição do projeto de forma automatizada.
Facilite a interpretação na obra, parametrizando e representando os condutos nos detalhamentos em planta e isométrico, com cores e traços diferentes para cada sub-rede, melhorando a diferenciação nos desenhos.
Copie as caixas de passagens de fiação de um pavimento para outro com poucos cliques e facilite a criação das prumadas para lançamento dos condutos que ligam pavimentos.
Permite efetuar a ligação de uma conexão a outra em diferentes pavimentos com poucos cliques.
O programa avisa sobre possíveis juntas a prumo, caracterizadas pela má amarração dos blocos no plano da parede.
Elimine ajustes com graute ou uso de pastilhas em paredes não moduladas, utilizando blocos de outras famílias já cadastradas . O programa considera esses blocos no algoritmo de paginação automática, eliminando a necessidade de edição posterior.
Permite a escolha de blocos estratégicos com dimensões maiores que o espaço disponível, para evitar o uso de pastilhas nos casos de nós estratégicos sobrepostos, contrafiamento de paredes que se cruzam muito próximas e aberturas junto aos blocos estratégicos. O programa avisa quando há blocos estratégicos sobrepostos.
Permite definir valores de juntas verticais diferentes de 10mm em determinados trechos da parede, evitando ajustes em alvenarias não modulares.
Modifique blocos junto ao bloco estratégico e evite ajustes de modulação com argamassa.
Nova opção de detalhamento da última fiada de paredes que possam ter ação de temperatura, substituindo os blocos J por canaleta e indicar a junta deslizante no detalhamento das paredes.
Marque diretamente no cadastro de famílias de blocos quais os tipos de blocos ativos para a paginação das paredes, evitando a necessidade de duplicar o cadastro.
Explore a elevação da parede diretamente no croqui, com um duplo-clique sobre o seu nome ou eixo, conferindo maior agilidade e rapidez na conferência da modulação.
Permite cadastrar as aplicações necessárias com seus respectivos "dados de cálculo" para conectores, equipamentos, bloco de ligação, racks, entre outros elementos que serão utilizados na elaboração dos projetos de cabeamento estruturado e telefonia fixa.
Insira quadros da rede de cabeamento com suas respectivas propriedades e locais de ligação entre as prumadas verticais e o cabeamento horizontal, de acordo com as prescrições normativas.
Modifique blocos junto ao bloco estratégico e evite ajustes de modulação com argamassa.
Nova opção de detalhamento da última fiada de paredes que possam ter ação de temperatura, substituindo os blocos J por canaleta e indicar a junta deslizante no detalhamento das paredes.
Marque diretamente no cadastro de famílias de blocos quais os tipos de blocos ativos para a paginação das paredes, evitando a necessidade de duplicar o cadastro.
Os circuitos no projeto de cabeamento estruturado, como fiação e indicação de pontos, são numerados pelos critérios "equipamento, percurso e percurso invertido“, tanto por projeto, quanto por pavimento. Também é possível enumerar outros elementos como quadros e condutos.
Gera relatórios com a listagem de cabos numerados do croqui corrente ou da edificação por pavimento, ou por quadro para todas as redes elétrica, cabeamento e telefonia. Para circuito são indicados “Cabo”, “Ponto inicial”, “Ponto Final”, “Comprimento” e “Tipo”.
Tenha alta qualidade nos desenhos executivos dos equipamentos, diagrama esquemático de racks, esquema lógico dos equipamentos, bem como a prumada de cabeamento.
Adicione equipamentos dentro dos quadros de cabeamento diretamente do gerenciador de peças, possibilitando a associação dos pontos aos equipamentos associados aos quadros.
Lançamento de um projeto completo de telefonia fixa, de acordo com o padrão TELEBRAS, através de uma rede independente do cabeamento estruturado.
A metodologia BIM está revolucionando a Construção Civil, através das mudanças nos fluxos de trabalho, na compatibilização de projetos, com o gerenciamento das informações, economia e assertividade em cada etapa do desenvolvimento, desde o planejamento até e execução da obra.
Quer entender como tudo isso ocorre? Elaboramos um infográfico completo.
Dúvidas frequentes, base de conhecimento, artigos técnicos, atendimento personalizado.
Postagens semanais sobre os desafios da profissão e materiais gratuitos que facilitam a sua atuação.
Mais de 60 cursos com conteúdos atuais e de relevância para o mercado de projetos de edificações.