fbpx Skip to content

Soluções integradas em BIM para Instituições Públicas

Obras públicas eficientes em BIM exigem gestão desde sua concepção até a execução, projetos compatibilizados, equipes de projeto e fiscalização conectadas, e orçamento preciso. As soluções integradas em BIM da AltoQi dispõem de software profissional para projetos de engenharia, orçamento e gestão dos ativos de projeto na nuvem, amparadas por uma gama de serviços de treinamento e implantação das tecnologias em sua empresa.

O que é o BIM?

BIM (Building Information Modeling) é um conjunto de tecnologias, processos e políticas que permitem o desenvolvimento de projetos por equipes multidisciplinares que trabalham de forma integrada e coordenada sobre um modelo rico em informações. Este modelo permite a detecção de incompatibilidades ainda na fase de projeto, dando oportunidade para corrigir erros de forma antecipada.
Permite também obter a extração de quantitativos e orçamentos precisos, além de informações sobre os componentes do projeto diretamente a partir do modelo, reduzindo a quantidade de aditivos contratuais e atrasos.
Assistir vídeo explicativo

O BIM reduz drasticamente problemas
comuns em obras públicas

Sabemos que é comum ocorrerem erros e desafios a serem superados durante uma construção. Com a adoção do BIM no processo de projeto e construção da sua instituição, é possível reduzi-los drasticamente. Veja, a seguir, alguns exemplos de desafios que a metodologia pode ajudar a superar:
Dificuldade em
compatibilizar projetos
Aditivos em excesso provocados por
projetos não compatibilizados
Atraso na entrega do
projeto e da obra
Garantir que todos os projetistas mantenham
seus arquivos atualizados e organizados
Manter processos organizados e sistematizados para
o desenvolvimento de projetos de Engenharia
A adoção do BIM traz desafios adicionais para que instituições deixem de fazer projetos 2D e passem para BIM:
Garantir que todos os projetistas mantenham seus arquivos atualizados e organizados
Dificuldade na obtenção de quantitativos de materiais confiáveis para a orçamentação da obra
Dificuldade em fazer projetos BIM de acordo com as normas brasileiras
Manter processos organizados e sistematizados para o desenvolvimento de projetos de Engenharia
Veja como a AltoQi pode ajudar sua instituição a vencer esses desafios.

Inove com soluções integradas para
a sua instituição migrar para o BIM

A AltoQi possui soluções para todas as instituições públicas que precisam construir suas obras, independentemente se desenvolve ou terceiriza seus projetos e orçamentos. Nossas soluções atendem a órgãos públicos que elaboram, compatibilizam, executam, fiscalizam e elaboram editais para licitação de projetos.

O QiCloud é um ambiente central de gerenciamento eficiente de todos os entregáveis da obra na nuvem, onde você armazena, compartilha e coordena a colaboração de todos os agentes da construção civil de forma segura e eficiente, para todas as fases do projeto, desde sua concepção até a construção.


O QiCloud foi concebido para otimizar o fluxo de trabalho em BIM, e possui integração nativa com as ferramentas Eberick, QiBuilder e QiVisus, além de visualizar arquivos oriundos de qualquer modelador BIM no formato IFC (Industry Foundation Class), tornando-se uma ferramenta essencial para qualquer instituição pública.

Se a sua instituição desenvolve projetos executivos ou faz verificações dos projetos contratados, deve utilizar o Eberick e QiBuilder.


O Eberick é um software BIM para projetos estruturais com recursos de modelagem, análise da estrutura, dimensionamento, compatibilização com outras disciplinas e geração das pranchas finais com detalhamentos das armaduras, planta de formas e demais desenhos do projeto. Possui integração com o aplicativo Augin de realidade aumentada.


O QiBuilder é a plataforma BIM para projetos MEP, englobando os sistemas hidrossanitário, elétrico, preventivo de incêndio, SPDA, gás, cabeamento estruturado, climatização, armaduras e alvenaria estrutural em um único sistema, permitindo a modelagem, dimensionamentos de acordo com as normas ABNT, integração com orçamento e geração dos detalhamentos finais.

O QiVisus é o software para elaboração de orçamento em BIM (5D) que trabalha no conceito OpenBIM e é independente de outros softwares de modelagem. Promove a extração dos quantitativos e possui diversos recursos que facilitam e aumentam a produtividade na elaboração de orçamentos em BIM. É possível interagir com ele a todo momento durante a etapa de orçamentação e, ao final, gerar diversas planilhas para entrega.

Softwares AltoQi

Implantação progressiva das soluções BIM

Sabemos que cada instituição pública tem diferentes objetivos, desafios e restrições para migrar seus projetos e obras para o BIM. Por outro lado, as experiências mostram que, para migrar para o BIM, não basta comprar um pacote de software.

Por conta disso, a AltoQi quer estar a seu lado para você garantir o sucesso nessa mudança e oferece soluções que se encaixam às suas necessidades, considerando sua equipe e orçamento disponíveis.
Veja as alternativas que disponibilizamos para ajudar a sua instituição:
Jornadas de Implantação Progressiva
A AltoQi elabora um guia de implantação progressiva das soluções para sua instituição, de acordo com suas necessidades, mas ao mesmo tempo flexível.

As Jornadas de Implantação Progressiva da AltoQi dispõem de conteúdos técnicos diversos, na forma de artigos técnicos, vídeos, sugestões de cursos e outros materiais que ajudam sua instituição a preparar sua equipe nas tecnologias, processos e conhecimentos necessários para a implementação do BIM de modo assertivo e sustentável.
Implanta BIM
O Implanta BIM é um serviço personalizado para implantar o BIM contando com a assessoria dos especialistas da AltoQi para acompanhar sua empresa nas etapas de diagnóstico e mapeamento dos processos atuais, planejamento da implementação, desenvolvimento de projetos piloto em BIM e outras consultorias específicas para que sua empresa tenha máxima assertividade e mínima perda de produtividade.

Fale com nossos consultores para podermos encontrar a solução mais adequada para sua empresa.

+ Benefícios BIM para órgãos públicos

Projetos desenvolvidos em BIM agregam informações ao longo do processo construtivo de maneira integrada, trazendo mais assertividade nos prazos e custos, de acordo com o escopo do empreendimento público. As soluções integradas em BIM da AltoQi oferecem tudo isso!
menos-desperdicios-bim
Gerenciamento e organização das informações

Passe a ter o gerenciamento e acompanhamento dos seus projetos em um ambiente centralizado. Tenha na obra os mesmos arquivos disponibilizados no escritório e esteja sempre com a última versão do fornecedor/projetista. Além de garantir segurança com atribuições de permissões aos envolvidos, por meio do gerenciamento de colaboradores.

Component 5
Geração de orçamento assertivo e com mais agilidade

Tenha em mãos uma solução que automatiza a geração de orçamento com regras de extração para quantitativos, em um sistema de aprendizado contínuo e automático. Atualize seu orçamento quando quiser, em qualquer fase do projeto. Rastreie informações desde o quantitativo até os insumos, com um orçamento vivo e vinculado ao modelo 3D. Quantifique elementos não modelados e insira códigos de orçamento; em uma plataforma independente de outras ferramentas, fácil e intuitiva.

Component 6
Ambiente comum, com arquivos atualizados e padronizados

Plataforma colaborativa na nuvem que permite o gerenciamento da obra, das disciplinas, dos modelos 3D e desenhos com um padrão de nomenclatura uniforme, dos colaboradores que podem ter permissões personalizáveis. Você poderá gerenciar as revisões dos arquivos, ter a lista mestra atualizada e aprovar os arquivos antes da publicação.

Group 16
Redução de aditivos em obra

Com o fluxo de projetos compatibilizados e gerenciados nos softwares BIM da AltoQi, pode-se identificar interferências entre elementos que compõem um modelo, antevendo os problemas que acontecem na obra, evitando o retrabalho e a necessidades de aditivos para corrigir as falhas de projeto.

Group 16 (1)
Migração de projetos 2D para o processo BIM

Toda mudança gera algum transtorno. O grande impacto da mudança de 2D para BIM sem um planejamento adequado é a perda de produtividade. Desta forma, desde a contratação, até a elaboração, fiscalização e execução dos projetos passa a ser afetada pela necessidade de adaptação ao BIM. A AltoQi irá tornar essa transição mais simples para você também migrar seu trabalho para o BIM.

menos-desperdicios-bim
Contratação e recebimento de projetos em BIM

A AltoQi lhe oferece uma assessoria para a implementação de workflows BIM contemplando as fases de contratação, desenvolvimento, recebimento e acompanhamento dos projetos (incluindo softwares necessários), proporcionando uma gestão mais eficaz dos projetos. O ambiente em nuvem QiCloud conecta as equipes de trabalho para a verificação dos projetos interdisciplinares entregues. O profissional responsável terá acesso a todos os arquivos da obra, às informações detalhadas do projetos, sempre com a versão atual do documento e controle no gerenciamento das informações relacionadas aos projetos entregues pela respectivas equipes de trabalho. Isso facilita tanto a elaboração, quanto o acompanhamento dos projetos contratados e as tarefas de fiscalização e execução da obra.

imagem_fluxo_compatibilizado_b
Fluxo de trabalho com projetos compatibilizados

Trabalhe com mais produtividade. Com as soluções AltoQi, você vai ter a possibilidade de geração automática de desenhos, detalhamentos, documentos, lista automática de quantitativos de materiais, integração entre times de engenharia e arquitetura,melhor interoperabilidade utilizando o conceito OpenBIM, gerando redução no esforço e tempo dedicados às etapas de projetos. Com as nossas soluções, é possível fazer a checagem automática de interferências, solucionar conflitos e emitir relatórios, evitando erros de orçamento e aditivos nas obras. Além disso, os parâmetros para atendimento são estabelecidos de acordo com as normas regulamentadas pela ABNT.

imagem_normas_brasileiras-01
Obras de acordo com as normas brasileiras

Uma das dificuldades enfrentadas no mercado da construção civil, é o uso de ferramentas compatíveis com as normas brasileiras. Com os softwares especializados AltoQi, você faz a modelagem, dimensionamento e geração da documentação de seus projetos de acordo com as normativas regulamentadas pela ABNT e compatíveis com às diretrizes do seu projeto, sem precisar trocar de plataforma.

imagem_reducao_aditivos_b
Ganho de produtividade e redução de custos

Utilizando as soluções da AltoQi, você ganhará maior produtividade e tempo com ferramentas automatizadas para modelagem, dimensionamento, compatibilização, coordenação, geração de desenhos e lista de materiais, com o menor impacto na dinâmica de trabalho, diminuindo os custos para implantar BIM no projeto e na obra.

Resultados da utilização das soluções BIM da AltoQi na Prática

Conheça a Escola Municipal do Bairro Tapera, uma obra realizada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis (SC) que foi compatibilizada em BIM com as soluções da AltoQi. O resultado foi uma construção pública mais transparente, sem aditivos e entregue na metade do tempo previsto!
Assista ao vídeo e saiba mais

Acompanhe nossos materiais sobre soluções BIM para instituições públicas

O Blog Mais Engenharia oferece conteúdos exclusivos e constantemente atualizados sobre a metodologia BIM na construção civil pública. Acompanhe nossos materiais e aumente o seu conhecimento!
Profissional satisfeito

Comece HOJE a revolucionar as obras da sua instituição pública

Ser transparente com os recursos públicos é uma preocupação? Com as soluções BIM da AltoQi, você garante obras de qualidade que irão destacar a atuação da sua instituição na construção civil brasileira.

Comece agora mesmo essa revolução preenchendo os campos abaixo. Em breve, um dos nossos consultores entrará em contato com você!