Novos recursos do Eberick 2019: Conheça - AltoQi

Conheça as novidades do Eberick 2019

Utiliza uma versão anterior? Compare os recursos

2018

Eberick 2019

Release de 17 de Setembro de 2018

Novos padrões de detalhamento: + Completos + Limpos + Eficientes
Novos padrões de detalhamento: + Completos + Limpos + Eficientes
Novos padrões de detalhamento: + Completos + Limpos + Eficientes

Inclua hachuras de forma automática nos detalhamentos gerados no Eberick, elevando o padrão de suas entregas. Você obterá desenhos mais modernos, mais completos, mais refinados e mais claros, com elevada produtividade. As cores das hachuras podem ser definidas conforme suas preferências, e poderão ser aplicadas para fundações, pilares, vigas, lajes, escadas e nas plantas de locação. Além da inclusão das hachuras, a posição de elementos na planta de formas foi otmizada, evitando sobreposições e permitindo gerar plantas mais limpas de forma automática. Saiba mais.

Nova interface com ribbons
Nova interface com ribbons
Nova interface com ribbons

A nova interface do Eberick com ribbons foi totalmente redesenhada, acompanhando as tendências mundiais de desenvolvimento de softwares. Como resultado, temos um visual mais moderno e elegante, com usabilidade mais agradável e intuitiva. Além disso, o novo modelo ficou bastante semelhante ao do QiBuilder, uniformizando a usabilidade dos dois softwares. Saiba mais.

Importador 3D IFC
Importador 3D IFC
Importador 3D IFC

Com o importador IFC você poderá visualizar no ambiente 3D as disciplinas desenvolvidas em outras plataformas BIM, permitindo aplicar o workflow BIM. Ao importar outros modelos é possível identificar inconsistências na fase de concepção do projeto, facilitando tomadas de decisão e resolução de problemas, aumentando a assertividade nos lançamentos. Seu projeto será muito mais preciso e realista, evitando retrabalhos e custos adicionais na obra. Saiba mais.

Geração automática da planta baixa a partir do modelo BIM IFC
Geração automática da planta baixa a partir do modelo BIM IFC
Geração automática da planta baixa a partir do modelo BIM IFC

Esse recurso permite obter as plantas de referência 2D dos pavimentos de forma automática a partir do arquivo IFC importado, agilizando a criação de projetos e evitando retrabalhos quando ocorrerem alterações. Outra facilidade proporcionada por este recurso é de não precisar efetuar a conversão da escala e posicionamento da origem, visto que será realizado de forma automática com base nas informações do modelo. Saiba mais.

Novas soluções para fundações com blocos e sapatas de divisa com viga alavanca
Novas soluções para fundações com blocos e sapatas de divisa com viga alavanca
Novas soluções para fundações com blocos e sapatas de divisa com viga alavanca

Novas soluções para fundações junto à divisa do terreno com a possibilidade de definir o pilar em qualquer posição em relação ao bloco ou sapata.
Com esse recurso o elemento de fundação passa a ser representado diretamente no croqui, e seu dimensionamento é feito considerando a interação direta com os demais elementos do pavimento. Também foi incluída a possibilidade de conectar uma viga na base da fundação (viga alavanca) para absorver os esforços provenientes da excentricidade. Saiba mais.

Detalhamento de pilares com vistas nas duas direções
Detalhamento de pilares com vistas nas duas direções
Detalhamento de pilares com vistas nas duas direções

Novo detalhamento de pilares com a inclusão das vistas laterais nas direções B e H, representando as armaduras longitudinais, estribos, esperas para o pilar superior (com possíveis desvios) e a visualização simplificada da viga nos casos de esperas compartilhadas entre a viga e pilar (situações de pilar com giro). As vistas laterais facilitam a montagem na obra, além de conferir maior qualidade às pranchas de pilares. Saiba mais.

Modelo integrado de análise (inclusão das lajes no modelo de pórtico)
Modelo integrado de análise (inclusão das lajes no modelo de pórtico)
Modelo integrado de análise (inclusão das lajes no modelo de pórtico)

Novo modelo de análise integrando a grelha das lajes e o pórtico formado por vigas e pilares, permitindo obter análises mais refinadas e mais próximas do comportamento real para alguns tipos de projeto.
Este novo modelo implica na visualização conjunta dos deslocamentos de lajes, vigas e pilares, consideração da contribuição da laje na rigidez global da estrutura e obtenção dos esforços horizontais de forma mais adequada (eliminação do diafragma rígido), entre outras características. Junto a este recurso foi incluído o controle individual de rigidez axial para lajes, escadas e reservatórios, que passou a ser mais relevante em algumas situações de projeto. Saiba mais.

Consideração dos efeitos de temperatura e retração
Modelagem realista das calhas e eletrocalhas
Consideração dos efeitos de temperatura e retração

Permite incluir as ações de temperatura e retração na análise da estrutura, seguindo as recomendações normativas. Esses efeitos podem ter influência significativa em determinados tipos de projeto, daí a importância de sua consideração no modelo estrutural. Uma vez que os parâmetros dos efeitos de temperatura e retração foram definidos no projeto, os carregamentos provenientes destas ações são aplicados nas barras das grelhas das lajes (e também para lances e patamares de escada, rampas, lajes de reservatório e radier), e nas barras do pórtico que representam as vigas e os pilares. Saiba mais.

Inclusão de estacas no modelo
Inclusão de estacas no modelo
Inclusão de estacas no modelo

Possibilita incluir no modelo as estacas das fundações do tipo bloco ou tubulão, permitindo obter uma análise da estrutura mais refinada com a interação solo-estrutura. Com o novo recurso o programa passa a representar as estacas no pórtico unifilar através de elementos lineares, com dimensões iguais ao comprimento total da estaca (a partir das camadas definidas pelo projetista). Saiba mais.

Aprimoramento no exportador IFC

Foram incluídos mais dados ao modelo exportado em IFC pelo Eberick 2019, facilitando a extração de informações em outros softwares BIM. A forma com que alguns elementos são exportados, como os pilares, por exemplo, também foi aprimorada, facilitando o reconhecimento das propriedades do elemento e a integração com as demais disciplinas de projeto. Saiba mais.

Novas ferramentas de navegação no modelo 3D

Estão disponíveis no Eberick 2019 novos recursos e critérios para navegar no pórtico 3D da edificação, citando-se o novo comando "andar" e as ferramentas de rotação e deslocamento do pórtico. Estes recursos otimizam a navegação no modelo e fazem parte da série de melhorias que vêm sendo implementadas no pórtico 3D, cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento de ferramentas para o uso do modelo BIM em seus projetos. Saiba mais.

Novos critérios para agrupamento de regiões de armaduras em lajes e otimização dos detalhamentos

Tenha mais liberdade para definir a forma com que são criadas as regiões de armaduras para as lajes, podendo eliminar regiões com esforços “considerados pequenos” (conforme critérios do projetista), facilitando a execução.
Foram implementadas ainda otimizações referentes a posição de textos, cotas e indicações de furos, entre outros, tornando os detalhamentos mais limpos. Saiba mais.

Melhorias na performance do pórtico unifilar e novas informações de deslocamentos e rotações

Foram realizadas melhorias na performance do manuseio do pórtico unifilar, além de incluído o recurso que permite visualizar os deslocamentos nos nós do pórtico em cada direção, agilizando a identificação dos deslocamentos em pontos específios.
OBS: O desempenho destas ferramentas depende da performance dos recursos de vídeo usados pelo usuário. Saiba mais.

Relatórios de cálculo em formato DOCX

Os relatórios disponíveis no Eberick estão com aparência mais agradável. Agora, passam a ser gerados em .docx, que é um formato mais atual para criação de documentos de texto e que permite a inserção de caracteres especiais, entre outros. Saiba mais.

2017

Eberick 2018

Release de 02 de Outubro de 2017

  • Inclusão de vigas e pilares de outros materiais na estrutura de concreto

    Inclua vigas e pilares de outros materiais, como aço e madeira, no modelo estrutural. É possível cadastrar novas seções, obter esforços e deslocamentos da estrutura conjunta e incluir esses elementos na planta de fôrmas e cortes. O dimensionamento e detalhamento devem ser feitos pelo projetista. Saiba mais.

    Algoritmo para otimização das seções de vigas e pilares

    Gere modelos otimizados a partir do algoritmo exclusivo que encontra a seção transversal mais econômica para cada viga ou pilar da estrutura, a partir de critérios pré-definidos sobre a seção transversal original. A otimização pode ser aplicada tanto individualmente quanto para grupos de vigas ou pilares que se deseja a mesma seção. Saiba mais.

    Visualização 3D conjunta com o QiBuilder

    Visualize todos os projetos feitos nos programas da AltoQi de forma integrada, através da importação do modelo 3D do QiBuilder no Eberick e vice-versa. Com isso, você pode verificar a consistência e compatibilização das soluções adotadas sem precisar utilizar outros programas. Saiba mais.

  • Processador 64 Bits

    A partir da versão 2018, o Eberick passa a rodar em 64 bits, permitindo que o programa tenha melhor aproveitamento da performance desses processadores. Com isso, o programa realiza mais operações diretamente na memória RAM do computador, o que torna mais ágil a realização de diversas operações e permite o desenvolvimento de novos recursos. Saiba mais.

    Aprimoramento na exportação IFC

    Além das informações geométricas, demais dados dos elementos estruturais como classe de concreto, cobrimento, classe de agressividade, taxa de armadura para vigas e pilares, elevação, entre outros, também passam a ser incorporados ao arquivo IFC. Saiba mais.

    Verificação do estado-limite de vibrações do pavimento

    Agregue mais valor ao seu projeto a partir da verificação do conforto da estrutura sob a ação do vento. Na versão 2018, o Eberick passa a obter os modos de vibração com suas respectivas frequências, obtendo a frequência natural da laje e avaliando-a em relação aos limites normativos. É exibida uma animação com os deslocamentos livres de cada modo, facilitando a avaliação do comportamento dinâmico. Saiba mais.

  • Inclusão de contraflechas em vigas

    Permite inserir um valor de contraflecha na viga, cujo deslocamento não atende ao limite de aceitabilidade sensorial. O Eberick verifica todos os critérios de ELS previstos na tabela 13.3 da NBR 6118:2014, considerando a contraflecha aplicada, de forma automática. Com isso, você tem uma opção a mais para resolver os problemas de flechas excessivas em vigas, com agilidade e alta produtividade. Saiba mais.

    Alta performance nas operações de análise e dimensionamento

    Foram realizadas melhorias no código do programa tornando a análise e dimensionamento de vigas e pilares mais ágil. Nossos testes constataram reduções de até 90% no tempo médio de cálculo dos pilares e até 45% no cálculo de vigas. Saiba mais.

    Lançamento automatizado de cargas em lajes

    Permite definir automaticamente as cargas acidentais e de revestimento das lajes conforme as recomendações da NBR 6120. A partir disso, o Eberick atribui diretamente as cargas nas lajes conforme o ambiente e uso, dispensando a necessidade de consulta permanente à norma e agilizando a etapa de lançamento. Saiba mais.

    • Relatório de diagnóstico da estrutura

      Obtenha informações de forma rápida e ágil a partir do relatório de diagnóstico da estrutura, que contém uma análise geral dos principais parâmetros usados para certificar o grau de qualidade da solução que você está projetando. Carregamento aplicado, índices de consumo e custo, estabilidade global, erros de dimensionamento e não atendimento ao ELS são alguns parâmetros disponíveis no relatório. Saiba mais.

      Hachuras nas plantas de forma

      Gere plantas de forma com mais clareza a partir do recurso para hachurar automaticamente os elementos estruturais, com cores diferentes para cada elemento, facilitando a leitura, aumentando a qualidade da planta gerada e agregando valor ao projeto. Saiba mais.

      Copiar vigas de um pavimento para outro

      Permite copiar vigas de um pavimento para outro rapidamente, agilizando o lançamento e a etapa pós dimensionamento, em que as seções de vigas são ajustadas ao porte do projeto. Saiba mais.

    • Flexibilização automática da ligação entre as vigas e pilares-parede

      Refine a análise em situações de pilares de grandes dimensões, com a consideração mais aproximada da rigidez transversal desses pilares, nos quais o empenamento localizado reduz a capacidade de transferência de momentos fletores das vigas para os pilares. Saiba mais.

      Furo vertical em vigas*

      Entregue projetos já compatibilizados através do recurso para lançamento, dimensionamento e detalhamento de furos verticais em vigas, comumente necessários para a passagem de tubulações previstas nos projetos de instalações. Saiba mais.

      *Recurso pertencente ao módulo: Abertura em vigas e lajes

      Novos critérios para otimizar as combinações de ações

      Selecione quais ações devem ser incluídas na análise da estrutura, bem como o critério que será adotado para a consideração simultânea de cada ação na geração das combinações. Com isso você terá mais agilidade na etapa de refinamento da estrutura, aumentando a sua produtividade. Saiba mais.

    • Novas opções de controle de iluminação no ambiente 3D

      Controle diversos parâmetros de distintas fontes de luz, incluindo a posição da luz do sol e altere as cores de fundo para padrões que representam diferentes momentos do dia e agregue sensação de profundidade e realidade, criando um ambiente mais atraente.

      Relatórios de custo de edificação

      Relatório com estimativa do custo da solução estrutural, com índices de custos dos materiais e mão de obra de execução da estrutura, facilitando a avaliação das diferentes soluções do projeto, auxiliando a tomada de decisão do projetista. Saiba mais.

      Redefinição automática da viga invertida

      Permite definir de forma automática a elevação das vigas invertidas do projeto em função da espessura das lajes adjacentes, agilizando a etapa de lançamento de vigas com essa característica. Saiba mais.

    • Relatório de status de dimensionamento

      Saiba quantos e quais elementos estão em situação de erro ou aviso para cada pavimento, identificando de forma global o status de dimensionamento dos elementos do projeto. Saiba mais.

      Novo critério para furos horizontais próximos aos apoios*

      Permite definir furos horizontais em vigas próximos aos apoios, possibilitando o estudo das interferências do projeto estrutural com os projetos de instalações. Saiba mais.

      *Recurso pertencente ao módulo: Abertura em vigas e lajes

      Melhoria nos relatórios das fundações

      Relatórios de exibição dos valores dos esforços atuantes na fundação e na planta de locação e cargas, facilitando a interpretação dos resultados. Saiba mais.

    • Comando acima e abaixo para janelas de dimensionamento

      Possibilita a navegação entre janelas de dimensionamento e plantas de formas de pavimentos adjacentes sem precisar abrir a janela de projeto, agilizando a manipulação do programa e melhorando a sua experiência de uso. Saiba mais.