O Cloud é uma solução OpenBIM, um ambiente desenvolvido para centralizar todo o fluxo de trabalho em BIM. A plataforma é ideal para você gerenciar, com eficiência, todos os processos, projetos e entregáveis da sua obra.
Com o Cloud você pode documentar, compartilhar, coordenar e promover a colaboração de todos os agentes da construção civil. Tudo de maneira segura, rastreável e em todas as fases dos projetos, desde a concepção até a entrega das obras.
Com o Cloud, você centraliza todo o recebimento, armazenamento e compartilhamento de documentos e informações da sua obra na nuvem.
Dessa forma, a qualquer momento e lugar, os colaboradores vinculados têm acesso aos documentos e modelos mais recentes dos projetos, tudo atualizado, organizado e centralizado na plataforma.
O AltoQi Cloud é uma plataforma OpenBIM. Portanto, os projetos podem ser compartilhados em arquivos IFC, que ficam disponíveis para visualização e interação no ambiente modelo 3D na própria plataforma web.
Assim, gestores, colaboradores e demais pessoas com permissões ou link de acesso podem usufruir desse ambiente de visualização.
Além dos arquivos IFC, o ambiente também permite a visualização de documentos em PDF, DWG, XLSX e muitos outros.
Com o Cloud, você administra as permissões de uso da plataforma para cada colaborador.
Você pode revisar e aprovar somente arquivos conformes, receber notificações para acompanhar a evolução dos projetos e rastrear os acontecimentos da plataforma.
Para maior ciência e segurança dos prazos de entrega, é possível criar atividades e checklists e tornar as equipes de trabalho cada vez mais produtivas, com maior segurança e confiança na sua administração.
Com o Sincronizador Desktop, você aprimora o trabalho colaborativo e acessa os arquivos e documentos das obras diretamente do seu computador.
Este recurso permite baixar os sistemas de pastas, documentos e arquivos das obras que você precisar, assim como enviar pastas, documentos e arquivos diretamente do computador para o Cloud.
O Cloud é ideal para projetistas de todas as disciplinas.
A plataforma possibilita centralizar os documentos e projetos das disciplinas. E por ser OpenBIM, promove a colaboração entre projetistas em todas as etapas da obra.
O AltoQi Cloud permite que cada projetista trabalhe com seu software nativo e não dependa de outros softwares para realizar a etapa de compatibilização.
A compatibilização dos projetos pode ser centralizada e gerida na própria plataforma Cloud, através das notas BCF, que podem ser identificadas, criadas e resolvidas pelos projetistas.
Seus clientes podem acompanhar a evolução dos projetos pelo ambiente de visualização dos modelos 3D, disponibilizado por meio de um link de acesso.
Características do AltoQi Cloud que favorecem os Projetistas:
Solução OpenBIM, possibilitando um fluxo de trabalho em BIM do início ao fim dos projetos e da obra como um todo.
Solução com interface intuitiva, possibilitando trabalhos ágeis e produtivos.
Trabalho colaborativo e centralizado em nuvem, conferindo alta produtividade e qualidade com a compatibilização.
Ambiente 3D que permite visualização e interação com os projetos na plataforma.
Geração de login/senha, valorizando a entrega final dos projetos, elaborados de modo paralelo com o cliente.
O AltoQi Cloud gerencia o fluxo de trabalho BIM do empreendimento.
Assim, todos os colaboradores se conectam e trabalham colaborativamente, desde as etapas da concepção dos projetos até o pós-obra.
Também é possível com o Cloud integrar as disciplinas de projeto com os profissionais de engenharia e gestão de custo, que podem elaborar o orçamento e o planejamento da obra no AltoQi Visus, trabalhando em BIM e sempre com as últimas revisões dos projetos. Planejamento e orçamento dentro do seu fluxo de trabalho em BIM.
E para quem participa de licitações de obras públicas, o Cloud está alinhado ao Decreto BIM, e possibilita a entrega das obras conforme projetos elaborados e compatibilizados entre os projetistas. Obras sem aditivos e dentro do custo e do prazo.
Dessa forma, é possível entregar cada vez mais empreendimentos, privados ou públicos, dentro dos custos e prazos previstos, além de aumentar o retorno financeiro.
Características do AltoQi Cloud que favorecem as Construtoras e Incorporadoras:
Centralização de toda informação do empreendimento, em nuvem, reduzindo retrabalhos com arquivos desatualizados.
Solução OpenBIM, possibilitando empreendimentos 100% em BIM.
Gestão e organização de todos os arquivos e colaboradores, para trabalhos mais ágeis e colaborativos.
Criação e atribuição de atividades e checklists, possibilitando maior precisão às entregas.
Ambiente 3D que permite o acompanhamento dos projetos na própria plataforma web.
O AltoQi Cloud é a solução de ambiente comum de dados para o fluxo de trabalho BIM do empreendimento.
Gerencia todas as informações das obras, como documentos, arquivos e modelos BIM, desde a fase de projetos até o pós-obra, atendendo ao Decreto BIM 10.306/2020 e à norma ISO 19650.
Os colaboradores podem ser alocados em grupos de colaboração, e você é quem define as atribuições e permissões de cada perfil.
Todas as ações na plataforma são rastreáveis. É possível criar atividades e checklists para os colaboradores cumprirem com as entregas conforme prazos estabelecidos.
Também é possível integrar todas disciplinas de projeto com os profissionais de engenharia e gestão de custo, que podem elaborar o orçamento e o planejamento da obra no AltoQi Visus, dentro do fluxo de trabalho BIM e sempre com as últimas revisões dos projetos.
Você pode dar transparência e visibilidade ao empreendimento, permitindo que outras pessoas acompanhem a evolução dos projetos e obras. Basta compartilhar o link de acesso ao ambiente do modelo 3D ou incorporá-los diretamente no site da sua instituição.
Características do AltoQi Cloud que favorecem os Órgãos Públicos:
Solução OpenBIM e alinhada ao Decreto BIM, possibilitando entregar cada vez mais obras dentro do custo e do prazo.
Padrão de nomenclatura para arquivos, proporcionando alta eficiência, produtividade e organização da gestão.
Criação e atribuição de atividades e checklists, para colaboradores cientes das demandas e prazos de entrega.
Compartilhamento público dos projetos no ambiente do modelo 3D, oferecendo transparência em todas as etapas do projeto ou obra.
Sincronização entre os arquivos na nuvem e o desktop, possibilitando acesso aos arquivos mesmo sem conexão com a internet.
Com o AltoQi Cloud, os alunos podem estudar, praticar e compreender como é realizado um fluxo de projetos e processos completo em BIM, do início ao fim de uma obra.
Por apresentar interface amigável e intuitiva, o Cloud possibilita que os professores abordem a importância do trabalho colaborativo, ao passo que conceituam e exploram os processos BIM, tudo centralizado na plataforma.
Além de ser uma solução OpenBIM e que centraliza todo o processo BIM, o AltoQi Cloud oferece integração nativa com software de dimensionamento estrutural, como o Eberick, de instalações elétricas e hidráulicas em BIM, como o Builder, e de orçamento e planejamento em BIM, como o Visus.
Dessa forma, os alunos podem vivenciar os projetos desde a etapa de concepção, planejamento e orçamento em BIM até a compatibilização com as demais disciplinas de uma obra. Tudo centralizado e conectado.
É de suma importância que os estudantes tenham contato com softwares e o processo BIM.
O AltoQi Cloud mostra aos alunos como o fluxo de trabalho BIM é adotado em todas as etapas da obra e como a metodologia traz benefícios aos colaboradores envolvidos e à sociedade como um todo.
Assim, as instituições de ensino têm condições de formar colaboradores e gerentes BIM alinhados com as práticas e demandas do mercado.
Características do AltoQi Cloud que favorecem as Universidades:
Solução OpenBIM, possibilitando que os alunos estudem e entendam, na prática, os processos BIM.
Foco em trabalho colaborativo, desenvolvendo no aluno a importância da colaboração no fluxo BIM.
Gestão e acompanhamento da compatibilização dos projetos, promovendo compreensão dessa etapa-chave do BIM.
Ambiente 3D, concedendo ao aluno a visualização e interação com os projetos na própria plataforma.
Criação de atividades e checklists, para que os alunos realizem demandas e entregas dentro dos prazos.
Plug-in Cloud-Revit para integração do fluxo de trabalho com a plataforma Revit, otimizando os processos.
O Cloud, OpenBIM, atua como centralizador de todo o processo BIM. Com isso, todas as etapas da evolução dos seus projetos, documentos e informações ficam seguros em um ambiente web, na nuvem.
Além de poder contar com o ambiente modelo 3D para visualizar e interagir com qualquer projeto em IFC, você pode estender as funcionalidades desse ambiente para arquivos PDF, DWG, XLSX e muitos outros.
O trabalho colaborativo é um dos princípios mais importantes da metodologia BIM. Para que esse princípio seja eficiente e produtivo, é fundamental que cada colaborador tenha ciência de suas atribuições e colaborações.
Para isso, além dos Grupos de Colaboradores, você pode criar pastas por disciplina de projeto ou obra e vincular os colaboradores conforme suas áreas de expertise.
Com o sistema de nomenclatura dos arquivos, os colaboradores terão à disposição os arquivos com as últimas revisões.
Para que os projetos avancem de etapa, é de suma importância que todos eles sejam compatibilizados. O Cloud atua como centralizador e gerenciador da compatibilização no processo BIM, tornando-a mais ágil e eficiente.
Com os recursos das notas BCF, os colaboradores podem criar, visualizar, interagir e resolver as notas com o auxílio do modelo 3D. Também podem importar notas externas e exportar as criadas no Cloud.
Dessa forma, a etapa de compatibilização fica centralizada em um mesmo ambiente, possibilitando ganhos de produtividade e eficiência para o processo.
O Sincronizador Desktop realiza todo o download e upload das suas pastas e arquivos. Você pode configurá-lo para que a sincronização seja realizada nas datas e horários mais convenientes ou permitir que ela ocorra a qualquer momento.
Dessa forma, o download ou upload das pastas e arquivos será automatizado, possibilitando maior produtividade ao seu fluxo de trabalho, recebimento e compartilhamento de todas as atualizações de projetos.
OUTRAS SOLUÇÕES