fbViewer Política comercial 2020 - AltoQi

Apresentação

Há 30 anos a AltoQi oferece soluções em software para projetos de engenharia ao mercado brasileiro, sempre com foco na qualidade dos produtos e na excelência do atendimento, pois sabemos que o maior patrimônio da empresa é a satisfação dos clientes.

Recentemente, a empresa ultrapassou a marca de 55 mil clientes, fruto de grande esforço em desenvolver ferramentas de alta produtividade e confiabilidade, com preços acessíveis, tanto para profissionais e empresas consolidadas no mercado, como para engenheiros que estão começando a atuar com projetos. O propósito da empresa é contribuir para a construção da carreira e tornar realidade sonhos de muitos profissionais, melhorando a vida das pessoas e ajudando no crescimento do país.

A cada ano, dezenas de novos recursos são incorporados aos softwares atendendo as necessidades reais dos clientes frente a um mercado que se renova a todo instante, tornando possível desenvolver projetos de maior porte que demandam análises mais complexas, o que não era viável nas versões anteriores.

Todavia, com a consolidação do BIM como novo modelo de projeto, reforçada pelo decreto nº 9.983 de 22/08/2019, que expressa diretrizes do Governo e passa a exigir que os projetos sejam feitos em BIM, muitas coisas mudaram. Apesar de todo o aparato tecnológico que envolve o BIM, a principal mudança está no processo de desenvolvimento e entrega de projetos, que agora é feito de forma colaborativa, em times multidisciplinares de projetistas, construtoras e gerenciadoras, que podem trabalhar com software de diferentes fabricantes e passam a compartilhar arquivos em nuvem, em constante atualização de modelos ricos em informações.

Essa mudança de cenário fez com que a AltoQi redirecionasse o foco de suas soluções para ferramentas BIM trabalhando de forma integrada e mantendo a interoperabilidade com outros fabricantes de software, a fim de permitir o trabalho colaborativo.

Para atender essa demanda tecnológica e garantir que os clientes tenham alta competitividade no mercado, a AltoQi mudou vários aspectos na forma de licenciamento de seus produtos, serviços e modelos de negócio, para garantir que os usuários tenham sempre a versão mais atualizada dos programas, sem as quais o projeto entregue poderia não atender às exigências do mercado.

Desta forma, a AltoQi definiu sua política comercial, cujo objetivo é facilitar o acesso permanente dos clientes ao que há de mais moderno em termos de tecnologia, a um preço acessível, adequado ao seu fluxo de caixa e necessidades de solução.

O propósito da AltoQi é que essa política contribua para o fortalecimento de seus clientes no mercado, consolidando assim o compromisso de proporcionar aos nossos clientes a máxima satisfação.

Como é feito o licenciamento dos programas AltoQi?

As licenças dos softwares da AltoQi foram historicamente comercializadas na modalidade de Licença de Uso por Prazo Indeterminado, mais conhecida como Licença Vitalícia. Na busca por oferecer acesso permanente aos clientes às soluções de alta performance e produtividade, a AltoQi, a partir do lançamento da versão 2018, deu início a comercialização de seus softwares dentro da modalidade de Licença de Uso por tempo Determinado.

Tenho a versão 2018 ou 2019. Posso alterar a aplicação ou agregar mais módulos na licença vitalícia do programa?

Não. O prazo para isso se encerrou no dia 30 de setembro de 2019.

Eu comprei a licença vitalícia da versão 2018 ou 2019 dos softwares e quero fazer o upgrade para a versão 2020.

Se você adquiriu a licença vitalícia da versão 2018 ou 2019, poderá fazer uso da versão 2020 e futuros lançamentos, através da contratação da Licença Anual, ou adquirir a Licença Vitalícia de cada nova versão.

Como devem proceder os clientes a partir das versões Eberick V10 e QiBuilder 2017 que desejam atualizar seus programas?

A AltoQi, enquanto comercializando licenças vitalícias exclusivamente, manteve uma política de descontinuidade de comercialização de suas versões, não a cada nova versão, como algumas empresas, mas sim a cada três novas versões, ou seja, com o lançamento da versão LAnual 2020, foi mantida a possibilidade de migração das versões V10, 2018 e 2019 para o software Eberick, e das versões 2017, 2018 e 2019 para aqueles que adquiriram a plataforma QiBuilder.

Clientes Eberick V9, V8, V7, V6, V5, QiBuilder PS1, Hydros e Lumine também conseguem atualizar seus programas?

Não. As versões mais antigas dos softwares foram criadas para rodar em sistemas operacionais que hoje, não possuem mais suporte técnico dado pela Microsoft. Como consequência, houve uma descontinuidade de suporte e criação de novos recursos para essas versões. Além disso, esses sistemas estão descontextualizados com as mais recentes tecnologias desenvolvidas para projetos.

A AltoQi deseja que seus clientes estejam sempre com a versão mais atualizada de seus programas e para isso, coloca a sua disposição as licenças temporárias ou licenças Corporativas, com o que há de mais moderno em tecnologia para projetos no mercado da construção civil. Solicite um contato de nosso departamento comercial.

O que é a Licença Anual?

É a modalidade de licenciamento que permite ao cliente que fez a aquisição de uma licença vitalícia dos programas, respeitando os prazos de descontinuidade, faça uso dos recursos da nova versão, incluindo os recursos em desenvolvimento, de acordo com o tempo e pacote contratado.

O que acontece caso eu decida não renovar essa Licença Anual?

Caso o cliente opte por não receber mais os novos recursos desenvolvidos para os programas e não renove a Licença Anual, a AltoQi manterá a última versão contratada (exceto os recursos pertencentes à versão em desenvolvimento) juntamente com os módulos adicionais que tenham sido adquiridos na licença de uso por tempo indeterminado.

Um cliente com Licença Anual não perde acesso ao uso da versão que adquiriu. O que pode variar são os pacotes de módulos e aplicações adicionais, que são as partes variáveis do contrato da Licença Anual, as quais podem ser suprimidas se não houver renovação do contrato dentro de sua vigência.

Por exemplo, digamos que o cliente tenha adquirido uma licença vitalícia do Eberick 2018 com os módulos adicionais: “Viga com mesa colaborante” e “Vigas Curvas”. Contratou a Licença Anual do Eberick 2019 Essencial com 29 módulos adicionais. Ao término do prazo de 12 meses, optou pela não renovação da licença anual permanecendo com o Eberick 2019 mantendo os módulos adquiridos de forma vitalícia: “Viga com mesa colaborante” e “Vigas Curvas”.

E se eu opto por não renovar mais a licença anual após um longo período de renovações consecutivas? Volto a ter os módulos ou aplicações da vitalícia?

A AltoQi reconhece os clientes que renovam constantemente suas versões e, por conta disso, oferece uma política de incorporação de módulos e/ou aplicações que forem renovadas por 3 anos seguidos.

Se durante os três anos houve alteração no pacote de módulos ou aplicações, prevalece a versão do menor pacote contratado.

Veja os exemplos de um cliente Basic 2018 conforme as opções de contratação e renovação:

Tabela 1:

Tabela de situação comercial 1

Tabela 2:

Tabela de situação comercial 2

Quais benefícios, como cliente LAnual, terei no momento de renovar meu contrato de licença de uso temporário?

A AltoQi oferece descontos crescentes que variam de acordo com o período da renovação de seu contrato LAnual, conforme a tabela a seguir:

Tabela de situação comercial 3

Importante: Caso o cliente opte por renovar após os 365 dias, terá o valor do investimento multiplicado pelo número de anos sem ativação. Não serão permitidas renovações antecipadas, ou seja, só serão feitas renovações de licenças dentro de um período máximo de 30 dias que antecedem a data de término da licença.

O que é a Licença Temporária?

A modalidade de Licença Temporária foi criada para proporcionar ao profissional da área de projetos, menor investimento inicial na contratação do software, pois permite optar por licenças mais completas a um custo mais acessível.

Como a necessidade de atualização das versões é permanente, a ideia de investimento em uma Licença por Prazo Indeterminado passa a ser financeiramente menos atrativa, pois com a Licença Temporária o cliente estará sempre com a última versão do programa, investindo um valor adequado ao seu negócio.

De que forma eu posso contratar a Licença Temporária?

A Licença Temporária pode ser contratada por diferentes períodos. Estão disponíveis as seguintes opções:

  • 12 meses;
  • 24 meses;
  • 36 meses;
  • 48 meses;
  • 60 meses;

Ao final do contrato, a Licença pode ser renovada automaticamente ou com o auxílio de profissional do departamento comercial. Caso não seja renovada dentro do prazo de renovação previsto, o programa deixa de funcionar até a resolução do novo contrato. Por esta razão, para evitar a interrupção do uso, recomendamos a opção de renovação automática.

Posso alterar o pacote contratado, durante a vigência de meu contrato?

Sim. No momento do licenciamento, o cliente deve escolher o pacote que deseja inserir no contrato.

Se durante a vigência do contrato surgir a necessidade de alteração no pacote, o cliente poderá alterar seu contrato, para ampliar seu pacote e atender sua demanda pagando a diferença proporcional ao novo pacote e ao prazo restante para o término do contrato.

Importante: Caso o cliente opte por efetuar uma redução nos serviços contratados durante a vigência do contrato, não haverá devolução dos valores pagos, que podem ser usado como crédito para alterar a aplicação ou pacote de módulos, quando possível.

Quais benefícios, como cliente LTemp, terei no momento de renovar meu contrato de licença de uso temporário?

A AltoQi oferece descontos decrescentes que variam de acordo com o período da renovação.

Os clientes que fizerem a renovação automática, nos trinta dias que antecedem o vencimento do contrato, contarão com desconto de:

Tabela de situação comercial 4

Caso o cliente resolva renovar sua Licença Temporária após o prazo de vencimento do contrato, será cobrado o valor da tabela vigente sem desconto algum.

Importante: Não serão permitidas renovações antecipadas, ou seja, só serão feitas renovações de licenças dentro de um período máximo de 30 dias que antecedem a data de término da licença.

Tenho um pacote FLEX BIM vitalício. Se surgir demanda de outros tipos de projetos ou de projetos maiores, posso alterar as disciplinas ou aplicação?

Não, você deverá migrar para outra modalidade de licenciamento (LTEMP).

Esta política comercial tem validade até 30 de setembro de 2020. Fica facultado a AltoQi atualizar a política de acordo com as práticas de mercado.