fbViewer Política comercial - AltoQi

Apresentação

Há 30 anos a AltoQi vem oferecendo soluções em software para projetos de engenharia ao mercado brasileiro, sempre com foco na qualidade dos produtos e na excelência do atendimento, pois sabemos que o maior patrimônio da empresa é a satisfação dos clientes.

Recentemente, a empresa ultrapassou a marca de 50 mil clientes, fruto de grande esforço em desenvolver ferramentas de alta produtividade e confiabilidade, com preços acessíveis, tanto para profissionais e empresas consolidadas no mercado, como para engenheiros que estão começando a atuar com projetos. O propósito da empresa é contribuir para a construção da carreira e tornar realidade sonhos de muitos profissionais, melhorando a vida das pessoas e ajudando no crescimento do país.

A cada ano, dezenas de novos recursos são incorporados aos softwares atendendo as necessidades reais dos clientes frente a um mercado que se renova a todo instante, tornando possível desenvolver projetos de maior porte que demandam análises mais complexas, o que não era viável nas versões anteriores.

Todavia, com a consolidação do BIM como novo modelo de projeto, reforçada pelo decreto nº 9.337 de 17/05/2018, que expressa diretrizes do Governo e passa a exigir que os projetos sejam feitos em BIM, muitas coisas mudaram. Apesar de todo o aparato tecnológico que envolve o BIM, a principal mudança está no processo de desenvolvimento e entrega de projetos, que agora é feito de forma colaborativa, em times multidisciplinares de projetistas, construtoras e gerenciadoras, que podem trabalhar com software de diferentes fabricantes e passam a compartilhar arquivos em nuvem, em constante atualização de modelos ricos em informações.

Essa mudança de cenário fez com que a AltoQi redirecionasse o foco de suas soluções para ferramentas BIM trabalhando de forma integrada e mantendo a interoperabilidade com outros fabricantes de software, a fim de permitir o trabalho colaborativo.

Para atender essa demanda tecnológica e garantir que os clientes tenham alta competitividade no mercado, a AltoQi mudou vários aspectos na forma de licenciamento de seus produtos, serviços e modelos de negócio, para garantir que os usuários tenham sempre a versão mais atualizada dos programas, sem as quais o projeto entregue poderia não atender às exigências do mercado.

Desta forma, a AltoQi definiu uma nova política comercial que passou a vigorar a partir das versões 2019 dos seus programas, cujo objetivo é facilitar o acesso permanente dos clientes ao que há de mais moderno em termos de tecnologia, a um preço acessível, adequado ao seu fluxo de caixa e necessidades de solução.

O propósito da AltoQi é que essa nova política contribua para o fortalecimento de seus clientes no mercado, consolidando assim o compromisso de proporcionar aos nossos clientes a máxima satisfação.

Como é feita a comercialização dos programas AltoQi?

As licenças dos softwares da AltoQi são comercializadas na modalidade de Licença de Uso por Prazo Indeterminado, mais conhecida como Licença Vitalícia Corporativa, e na busca por oferecer acesso permanente aos clientes às soluções de alta performance e produtividade, a AltoQi, a partir do lançamento da versão 2018, deu início a comercialização de seus softwares dentro da modalidade de Licença de Uso por tempo Determinado, nas modalidades conhecidas como Licença Anual (LAnual) e Licença Temporária (LTemp).

Tenho a versão 2018. Posso agregar mais módulos na minha licença vitalícia do Eberick 2018? E quanto ao QiBuilder 2018, posso adicionar outras ferramentas à plataforma?

Sim, porém o prazo para isso se encerra 01 dia antes do lançamento da versão 2020, em 02/10/2019.

Eu comprei a licença vitalícia da versão 2018 dos softwares e quero fazer o upgrade para a versão 2019.

Se você adquiriu a licença vitalícia da versão 2018 ou a Licença Vitalícia Corporativa 2019, poderá fazer uso da versão 2019 e versões vindouras, através da contratação da Licença Anual.

O que é a Licença Anual?

É a modalidade de negócio que permite ao cliente que fez a aquisição de uma licença vitalícia dos programas, na versão 2018 ou Corporativa, faça uso dos recursos da nova versão por um tempo determinado. Além da nova versão da plataforma, o cliente também poderá fazer uso de módulos e novos recursos que façam parte do pacote de módulos contratado por um período de 12 meses.

O que acontece caso eu decida não renovar essa Licença Anual?

Caso o cliente opte por não receber mais os novos recursos desenvolvidos para os programas e não renove a Licença Anual, a AltoQi manterá a última versão contratada juntamente com os módulos adicionais que tenham sido adquiridos na licença de uso por tempo indeterminado.

Por exemplo, digamos que o cliente tenha adquirido uma licença vitalícia do Eberick 2018 com os módulos adicionais: “Viga com mesa colaborante” e “Vigas Curvas”. Contratou a Licença Anual do Eberick 2019 Essencial com 29 módulos adicionais. Ao término do prazo de 12 meses, optou pela não renovação da licença anual permanecendo com o Eberick 2019 mantendo os módulos adquiridos de forma vitalícia: “Viga com mesa colaborante” e “Vigas Curvas”.

Se eu não contratar a Licença Anual ou, após término dessa licença eu optar por não renovar, vou ter meu software bloqueado?

Em hipótese alguma, um cliente com Licença Vitalícia perde acesso ao uso da versão que adquiriu. O que pode variar são os pacotes de módulos e aplicações adicionais, que são as partes variáveis do contrato da Licença Anual, as quais podem ser suprimidas se não houver renovação do contrato dentro de sua vigência.

E se eu opto por não renovar mais a licença anual após um longo período de renovações consecutivas? Volto a ter os módulos ou aplicações da vitalícia?

A AltoQi reconhece os clientes que renovam constantemente suas versões e, por conta disso, oferece uma política de incorporação de módulos e/ou aplicações que forem renovadas por 3 anos seguidos.

Se durante os três anos houve alteração no pacote de módulos ou aplicações, prevalece a versão do menor pacote contratado.

Veja os exemplos de um cliente Basic 2018 conforme as opções de contratação e renovação:

Tabela de situação comercial 1 Tabela de situação comercial 2

Quais benefícios, como cliente LAnual, terei no momento de renovar meu contrato de licença de uso temporário?

A AltoQi oferece descontos decrescentes que variam de acordo com o período da renovação.

  • Se você fizer a renovação dentro do mês agendado para o término do contrato, você fará sua renovação com um desconto de 25% sobre a tabela vigente;
  • Se você deixou seu contrato expirar, porém resolveu renová-lo dentro de um período de até 90 dias após o término do contrato, receberá para renovação, um desconto de 20% sobre a tabela vigente;
  • Se você deixou seu contrato expirar, porém resolveu renová-lo dentro de um período entre 91 até 180 dias após o término do contrato, receberá para renovação, um desconto de 15% sobre a tabela vigente;
  • Se você deixou seu contrato expirar, porém resolveu renová-lo dentro de um período entre 181 até 360 dias após o término do contrato, receberá para renovação um desconto de 10% sobre a tabela vigente;
  • Caso decida renovar 361 dias após o término da licença, o valor de sua renovação será o valor praticado na tabela LTemp vigente;
  • Não serão permitidas renovações antecipadas, ou seja, só serão feitas renovações de licenças dentro de um período máximo de 30 dias que antecedem a data de término da licença.

Como devem proceder os clientes de versões Eberick V9, V10 e QiBuilder 2017 que desejam atualizar seus programas?

A AltoQi, enquanto comercializando licenças vitalícias exclusivamente, manteve uma política de descontinuidade de comercialização de suas versões, não a cada nova versão, como algumas empresas, mas sim a cada três novas versões, ou seja, com o lançamento da versão LAnual 2019, foi mantida a possibilidade de migração para as versões V9, V10 e 2018 para o software Eberick, e para as versões PS1, 2017 e 2018 para aqueles que adquiriram a plataforma QiBuilder. As versões V9 e V10 para Eberick e PS1 e 2017 do QiBuilder, foram criadas para rodar em sistemas operacionais, que hoje não possuem mais compatibilidade com os recursos tecnológicos voltados à simultaneidade de cálculos como também à riqueza na visualização tridimensional e compatibilização de projetos. Como consequência, houve uma descontinuidade de suporte e na comercialização de seus módulos adicionais.

Com o lançamento da versão LAnual 2020, será mantida a possibilidade de migração para essa versão apenas para aqueles que tiverem a versão 2019, ou 2018, ou V10, sendo que os dois últimos poderão fazer a migração indo por exemplo, da V10 para a 2018, da 2018 para a 2019 e depois então para a 2020.

A AltoQi oferece opções que amenizam o impacto financeiro causado pela quantidade de versões passadas. Verifique como diminuir esse vão entre versões ou já contrate a versão atualizada de sua plataforma, solicitando um contato.

Clientes Eberick V8, V7, V6, V5, Hydros e Lumine também conseguem atualizar seus programas?

As versões mais antigas dos softwares foram criadas para rodar em sistemas operacionais que hoje, não possuem mais suporte técnico dado pela Microsoft. Como consequência, houve uma descontinuidade de suporte e criação de novos recursos para essas versões. Além disso, esses sistemas estão descontextualizados com as mais recentes tecnologias desenvolvidas para projetos.

A AltoQi deseja que seus clientes estejam sempre com a versão mais atualizada de seus programas e para isso, coloca a sua disposição as licenças temporárias ou licenças Corporativas, do que há de mais moderno em tecnologia para projetos no mercado da construção civil. Solicite um contato de nosso departamento comercial.

O que é a Licença Temporária?

A modalidade de Licença Temporária foi criada para proporcionar ao profissional da área de projetos, menor investimento inicial na contratação do software, pois permite optar por licenças mais completas a um custo mais acessível.

Como a necessidade de atualização das versões é permanente, a ideia de investimento em uma Licença por Prazo Indeterminado passa a ser financeiramente menos atrativa, pois com a Licença Temporária o cliente estará sempre com a última versão do programa, investindo um valor adequado ao seu negócio.

De que forma eu posso contratar a Licença Temporária?

A Licença Temporária pode ser contratada por diferentes períodos, sendo que quanto maior for o prazo de contratação, menor será o valor proporcional pago pelo uso. Estão disponíveis as seguintes opções:

  • 12 meses;
  • 24 meses;
  • 36 meses;

Ao final do contrato, a Licença pode ser renovada automaticamente ou com o auxílio de profissional do departamento comercial. Caso não seja renovada a Licença dentro do prazo de renovação previsto, o programa deixa de funcionar até a resolução do novo contrato. Por esta razão, para evitar a interrupção do uso, recomendamos a opção de renovação automática.

Licença de uso por prazo indeterminado (vitalícia)? Ou Licença Temporária?

Do ponto de vista de alguns usuários, a Licença por Prazo Indeterminado oferece uma certa “garantia” de disponibilidade do programa a qualquer tempo, sem custo adicional por uso. Na prática, porém, atender aos requisitos atuais de projeto sempre exigirá que o programa esteja atualizado, implicando em custos altos de atualização permanentes.

Posso customizar meu software?

As soluções AltoQi foram pensadas de maneira que o profissional customize suas soluções com sistemas, aplicações e módulos que o porte e complexidade dos seus projetos exigem. Assim, nosso cliente terá um investimento com melhor custo benefício.

O que é o AltoQi Eberick?

O Eberick é um software para elaboração de projetos estruturais em concreto armado moldado in-loco, pré-moldado, alvenaria estrutural e estruturas mistas, e sua composição permite inserir módulos e determinar o porte da edificação.

Quais são as aplicações do Eberick?

Atualmente, o Eberick 2019 conta com três diferentes aplicações, e cada uma delas foi pensada para diferentes portes de obras. Desta maneira, nosso cliente investe apenas o montante necessário. Nossas aplicações permitem:

  • Aplicação Basic
  • Nº de níveis de laje: 6
  • Elementos por pavimento: 120 (vigas e pilares)
  • Área de projetos: 8.000m²
  • Aplicação Pro
  • Nº de níveis de laje: 12
  • Elementos por pavimento: ilimitado
  • Área de projetos: 8.000m²
  • Aplicação Plena
  • Nº de níveis de laje: ilimitado
  • Elementos por pavimento: ilimitado
  • Área de projetos: ilimitado

O que fazer caso surja um projeto mais alto ou maior?

Todos os clientes Eberick, no momento de licenciamento devem escolher pela aplicação que atende ao seu porte de obras. Todavia, a qualquer tempo você pode aumentar a aplicação contratada para atender a evolução de seu escritório.

Qual o pacote de módulos ideal para o meu Eberick?

O Eberick dispõe de três diferentes pacotes de módulos para complementar a sua solução. Cada um desses pacotes foi pensado para diferentes tipos de edificações.

  • Pacote Light: indicado para edificações de pequeno porte e conta com 14 módulos;
  • Pacote Essencial: recomendado para projetos de médio porte e possui 29 módulos;
  • Pacote Top: indicado para projetos de grande porte com 37 módulos.

E se eu trabalho com outros tipos de estruturas?

Independente do pacote contratado, você ainda pode adicionar os módulos pré-moldado e alvenaria estrutural, ampliando as opções de sistemas estruturais com que você poderá trabalhar.

Clientes que utilizam a Licença por Prazo Indeterminado do Eberick de versões anteriores a versão 2019, optavam por adquirir módulos de maneira individual. Na versão 2019, no momento de renovação da Licença, o profissional será adequado a um dos três pacotes, de acordo com a complexidade e porte de seus projetos.

O que é o QiBuilder?

O QiBuilder é uma plataforma BIM para desenvolver projetos: hidrossanitário, elétrico, preventivo de incêndio, SPDA, gás e cabeamento estruturado, em um único sistema. Sua composição permite que o profissional opte pela aplicação que atenda o porte da edificação. As disciplinas também podem ser selecionadas individualmente ou em pacotes.

Posso customizar meu QiBuilder também?

Atualmente, o QiBuilder 2019 conta com três diferentes aplicações, e cada uma delas foi pensada para diferentes portes de obras. Desta maneira, nosso cliente investe apenas o montante necessário. Nossas aplicações são:

  • Aplicação Basic
  • Nº de pavimentos: 5
  • Altura total da edificação: 20m
  • Área de projetos: 8.000m²
  • Aplicação Pro
  • Nº de pavimentos: 11
  • Área de projetos: 8.000m²
  • Aplicação Plena
  • Nº de pavimentos: ilimitado
  • Área de projetos: ilimitado

E se aparecer um projeto maior?

Todos os novos clientes e já clientes QiBuilder, no momento de licenciamento devem escolher pela aplicação que atende ao seu porte de obras. Todavia, a qualquer tempo você pode aumentar a aplicação contratada para atender a evolução de seu escritório.

Quais disciplinas de projetos são atendidas pelo QiBuilder?

A plataforma QiBuilder permite a inclusão de diferentes disciplinas de projetos. São elas:

  • Elétrica (QiElétrico)
  • Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas - SPDA (QiSPDA)
  • Cabeamento estruturado (QiCabeamento)
  • Hidrossanitário (QiHidrossanitário)
  • Incêndio (QiIncêndio)
  • Gás (QiGás)
  • Alvenaria estrutural (QiAlvenaria)

De que forma esses softwares podem ser adquiridos?

  • Pacote Light
  • Permite optar por uma das disciplinas de projetos abaixo:
  • Elétrica (QiElétrico)
  • Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas - SPDA (QiSPDA)
  • Cabeamento estruturado (QiCabeamento)
  • Hidrossanitário (QiHidrossanitário)
  • Incêndio (QiIncêndio)
  • Gás (QiGás)
  • Alvenaria estrutural (QiAlvenaria)
  • Pacote Essencial
  • Permite optar por uma família ou pelas disciplinas elétrica + hidráulica:
  • Família Elétrica
  • Elétrica (QiElétrico)
  • Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas - SPDA (QiSPDA)
  • Cabeamento estruturado (QiCabeamento)
  • Família Hidráulica
  • Hidrossanitário (QiHidrossanitário)
  • Incêndio (QiIncêndio)
  • Gás (QiGás)
  • Pacote Top: Permite acesso a todas as disciplinas de projetos do QiBuilder (exceto o QiAlvenaria que faz parte da linha estrutural)

Clique aqui para conhecer os pacotes do QiBuilder.

Apareceu um projeto de prevenção contra incêndio e eu tenho o QiBuilder Light com o QiHidrossanitário. Posso mudar para o Essencial e ficar com toda a família hidráulica?

Sim. No momento do licenciamento, os clientes devem escolher o pacote com as linhas e as disciplinas que desejam inserir na plataforma.

Se durante o contrato surgirem projetos de diferentes disciplinas, o cliente poderá alterar seu contrato, para ampliar seu pacote e atender sua demanda de projeto.

A AltoQi oferece algum pacote especial para quem elabora projetos menores, ou seja iniciante na área de projetos, ou ainda, não tenha definido uma área específica de especialização?

Sim. A AltoQi tem o pacote ideal para você. É o pacote FlexBIM, que veio democratizar o BIM no Brasil, trazendo maior flexibilidade para projetos de pequeno porte dentro de condições que cabem no seu bolso.

O que contempla o pacote FlexBIM?

O pacote FLEX BIM é composto por:

  • Licença temporária da plataforma Eberick Flex Lite que atende projetos de até 4 níveis de laje, 90 elementos estruturais por pavimento e 1.500m² área retangular construída.
  • Também inclui pacote de módulos com 14 módulos adicionais, mais QiEditor de Armaduras.
  • Licença temporária da plataforma QiBuilder Flex com os módulos QiElétrico Flex e QiHidrossanitário Flex que atendem projetos de até 3 pavimentos, 12m de altura máxima e 1.000m² de área construída.
  • Cursos de capacitação à distância dos softwares Eberick, QiElétrico e QiHidrossanitário.

De que forma esse pacote é comercializado?

Você pode contratar seu uso através da licença temporária para uso por:

  • 12 meses;
  • 24 meses;
  • 36 meses;

Posso trocar os softwares desse pacote?

Este pacote representa uma solução completa para quem atua com elaboração de projetos de pequeno porte e queira ofertar uma solução completa aos seus clientes; ou apresenta uma solução completa para aqueles que ainda não definiram se atuarão ofertando os principais projetos, ou se atuarão de forma especializada. Atendendo a esse propósito, não será permitida a substituição dos softwares que compõem o pacote.

E se surgir demanda de outros tipos de projetos ou de projetos maiores? O que fazer caso meu pacote FLEX BIM não atenda mais minha demanda?

Você poderá migrar para outra aplicação e pacote de módulos, investindo na diferença entre esse novo pacote ajustado e o investimento feito no pacote, proporcional ao número de meses a usufruir de acordo com o seu contrato.

Quais benefícios, como cliente LTemp, terei no momento de renovar meu contrato de licença de uso temporário?

A AltoQi oferece descontos decrescentes que variam de acordo com o período da renovação.

  • Os clientes que fizerem a renovação automática, dentro do mês de vencimento do contrato, contarão com desconto de 10%.
  • Caso o cliente resolva renovar sua Licença Temporária após o prazo de vencimento do contrato, será cobrado o valor da tabela vigente sem nenhum desconto.
  • Não serão permitidas renovações antecipadas, ou seja, só serão feitas renovações de licenças dentro de um período máximo de 30 dias que antecedem a data de término da licença.

Quais outros benefícios terei caso opte por manter minha licença vitalícia atualizada através da Licença Anual, ou opte por adquirir a Licença Temporária?

Nesta modalidade, o cliente poderá ter acesso a serviços adicionais, que fazem parte da nova forma de trabalho colaborativo.

Reconhecida no mercado pela excelência em seus serviços e atendimento, a AltoQi oferece algumas modalidades de serviços adicionais. Dentre eles, tem-se:

  • Suporte técnico;
  • Suporte especializado;
  • Cursos online;
  • Cursos presenciais;
  • AltoQiLab (programa profissional para formação de especialistas em projetos).

Existem aspectos diferentes entre cada serviço do suporte, para conhecê-los basta clicar no link abaixo:

A AltoQi oferece também algum serviço de capacitação voltado às necessidades atuais do mercado?

A preocupação da AltoQi em capacitar os profissionais desse mercado, tanto em suas soluções, quanto tecnicamente ocorreu desde a fundação da empresa.

Por este motivo, a empresa optou pela criação da QiSat - Cursos aplicados e engenharia e arquitetura. A QiSat é a única empresa autorizada a certificar alunos em nome da AltoQi, e hoje oferece em seu portfólio mais de 60 cursos. Para conhecê-los basta clicar nos links abaixo: