fbpx Skip to content

O que é BIM?

Projetos eficientes em BIM exigem conhecimento aplicado, software profissional, compatibilização de projetos e equipes preparadas e conectadas em um ambiente em nuvem, garantindo a correta execução da obra e antevendo possíveis alterações. A solução AltoQi é tudo isso.

5 principais razões para implementar o BIM hoje

1
2
3
4
5
Fluxo de trabalho transparente e aberto

Com a aplicação do BIM, você obtém um trabalho colaborativo entre os envolvidos, independente da ferramenta utilizada por 

cada um.

Decreto 9.983/19

Em 2019, o Governo Federal instituiu a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil, caminhando decisivamente para democratizar o uso da metodologia no país.

Redução de erros

Através do processo de compatibilização das disciplinas e do trabalho colaborativo entre os projetistas, é possível otimizar as alterações que poderiam afetar a execução da obra.

Desenhos inteligentes com informações do projeto

Assim, os cálculos podem ser efetuados de maneira automática e simultânea ao lançamento gráfico do projeto.

Diferencial competitivo

Cada vez mais, o mercado está demandando projetos em BIM. Por isso, os projetistas que se adequam a esta nova realidade e entregam resultados com mais qualidade, estão sempre um passo à frente.

Benefícios do BIM para projetistas autônomos, escritórios e órgãos públicos

Benefícios do BIM para

projetistas autônomos,

escritórios e órgãos públicos

Fluxo de trabalho integrado, com base em um modelo 3D rico em informações

Detecção de incompatibilidades, antevendo alterações que poderiam ser problemas na fase construtiva

Extração de quantitativos precisos, reduzindo a quantidade de aditivos contratuais e atrasos em obras

Informações sempre atualizadas e acessíveis

Redução no desperdício de materiais, o que torna a construção mais sustentável

Facilidade na gestão e manutenção dos ativos públicos

Obras mais transparentes

Alterações de projeto otimizadas, confiáveis e produtivas

Os desafios de quem quer implementar o BIM e como resolvê-los

Se você já desenvolve projetos de forma autônoma, ou trabalha em um escritório de projetos, imagino que já exista uma rotina de trabalho estabelecida, certo? Todos já foram treinados, conhecem o software de forma ampla, as bibliotecas são alimentadas frequentemente e tudo funciona em perfeita sincronia. Neste contexto, mudar o seu processo pode parecer arriscado.

Por que, então, migrar para o BIM e enfrentar uma possível perda de produtividade?

Normalmente, essa preocupação ocorre entre profissionais que ainda não possuem o know-how necessário para realizar a migração, ou acreditam que ter em mãos apenas um software de modelagem é o suficiente. Logo, estar preparado para enfrentar esta quebra de paradigma com o BIM é o primeiro passo.

Trata-se de um método inovador que irá garantir qualidade e produtividade durante todo o ciclo de vida do projeto.
Trata-se de um método inovador que irá garantir qualidade e produtividade durante todo o ciclo de vida do projeto.

Reconhecendo a importância desta realidade, a AltoQi pode ajudar você a realizar essa migração com sucesso.

Gráfico comparativo da implementação do BIM com AltoQi e sem AltoQi
contratacao-projetos-bim
Contratação de projetos em BIM

A AltoQi lhe oferece uma consultoria completa para a implementação de workflows BIM contemplando as fases de contratação, recebimento, acompanhamento e desenvolvimento dos projetos (incluindo softwares necessários), seguindo os critérios do BIM Mandate. Ganhe solicitações mais personalizadas e uma gestão mais eficaz dos projetos.

entrega-projetos-compatibilizados
Entrega de projetos compatibilizados

Obtenha mais produtividade. Com as soluções AltoQi/GRAPHISOFT, você vai ter a possibilidade de geração automática de desenhos, detalhamentos, documentos, quantitativo, integração entre times de engenharia e arquitetura, lista automática de materiais, melhor interoperabilidade utilizando o conceito OpenBIM, tendo um grande impacto no esforço e tempo dedicados às etapas de projetos.

recebimento-projetos-bim
Recebimento de projetos em BIM

O ambiente QiCloud conecta as equipes de trabalho para a verificação dos projetos interdisciplinares entregues. O profissional responsável terá acesso a todos os arquivos da obra, terá todas às informações bem detalhadas do projetos, terá sempre a versão atual do documento e controle no gerenciamento das informações relacionadas aos projetos entregues pela respectivas equipes de trabalho, facilitando tanto a elaboração, quanto o acompanhamento dos projetos contratados e as tarefas de fiscalização e execução da obra.

visualizacao-projetos-3d
Visualização dos projetos 3D em qualquer lugar

Com o QiCloud e BIMx você terá um sistema com mobilidade e poderá acessar de uma maneira fácil os arquivos dos seus projetos, em qualquer lugar que estiver, através de um sistema online Web com o controle na nuvem. Tenha mais flexibilidade para tomar decisões junto a sua equipe com o acompanhamento em tempo real.

projetos-normas-brasileiras
Projetos de acordo com as normas brasileiras

Uma das dificuldades enfrentadas no mercado da construção civil, é o uso de ferramentas compatíveis com as normas brasileiras. Com os softwares especializados AltoQi, você faz projetos de acordo com as normativas regulamentadas pela ABNT e compatíveis com às diretrizes do seu projeto.

ganhe-produtividade
Ganho de produtividade e redução de custos

Utilizando as soluções da AltoQi e GRAPHISOFT, você ganhará maior produtividade e tempo com ferramentas automatizadas para modelagem, dimensionamento, compatibilização, coordenação, geração de desenhos e lista de materiais, com o menor impacto na dinâmica de trabalho, diminuindo os custos para implantar BIM no projeto e na obra.

Desta forma, tanto a contratação, quanto a elaboração, fiscalização e execução dos projetos passa a ser afetada pela necessidade de adaptação ao BIM. A AltoQi irá tornar essa transição mais simples para você também migrar seu trabalho para o BIM.

Projetar em BIM é ir além da modelagem

Projetar em BIM é ir além da modelagem

Ainda hoje existem muitos profissionais que confundem a aplicação do conceito BIM a um software capaz de executar apenas a modelagem do projeto e se esquecem das informações.

 

O workflow BIM pode ser aplicado às ferramentas de trabalho, mas ele não se resume a isso. Projetar em BIM é ir além do modelo 3D, ou da exportação dos arquivos em .IFC. Requer o trabalho colaborativo e eficiente.

Ainda hoje existem muitos profissionais que confundem a aplicação do conceito BIM a um software capaz de executar apenas a modelagem do projeto e se esquecem das informações.

 

O workflow BIM pode ser aplicado às ferramentas de trabalho, mas ele não se resume a isso. Projetar em BIM é ir além do modelo 3D, ou da exportação dos arquivos em .IFC. Requer o trabalho colaborativo e eficiente.

 

De forma geral, os softwares de modelagem existentes no mercado exigem uma curva acentuada de aprendizado. Além disso, demandam a montagem de bibliotecas com componentes BIM e, quando se tratam de ferramentas internacionais, a adaptação às normas brasileiras é dificultosa.

 

Por consequência, o projetistas gastam um tempo muito maior, já que precisam utilizar uma ferramenta para a modelagem e a outra para o dimensionamento normativo.

A AltoQi conta com soluções completas para projetos que visam o trabalho colaborativo e possuem recursos BIM que otimizam as etapas de cálculo, modelagem, dimensionamento normativo, compatibilização e detalhamento rico em informações.
BIM tem que ser OpenBIM

Trabalhar com o Open BIM é adotar um método transparente, através de um modelo de dados aberto, valorizando a abordagem interdisciplinar que integra verdadeiramente todos os agentes construtivos.

Desta forma, trabalhar com o Open BIM representa a colaboração eficiente entre os profissionais envolvidos, que são livres para escolher as ferramentas que atendem às necessidades específicas de seu trabalho. Além disso, o Open BIM facilita o recebimento, acompanhamento e execução da obra através dos visualizadores IFC.

Aliança
GRAPHISOFT e AltoQi

A AltoQi e a GRAPHISOFT tem muito em comum: são as melhores soluções para projetos de engenharia e arquitetura disponíveis no mercado, trabalham com um conceito totalmente OpenBIM e prezam pela qualidade e satisfação de seus clientes.

Aliança GRAPHISOFT e AltoQi

A AltoQi e a GRAPHISOFT tem muito em comum: são as melhores soluções para projetos de engenharia e arquitetura disponíveis no mercado, trabalham com um conceito totalmente OpenBIM e prezam pela qualidade e satisfação de seus clientes.

Baseado nisso, as duas empresas firmaram uma aliança que vai muito além de entregar ao mercado a compatibilidade dos projetos em IFC, pensando em trabalhar para que seus clientes disponham das melhores ferramentas específicas de projeto, em um fluxo integrado de trabalho e sem perder produtividade

Como podemos ajudar você?

Conheça as nossas soluções e ache a ideal para você.

Projetistas autônomos
Corporações e governo

Atendimento personalizado

Preencha o formulário abaixo para um atendimento personalizado, sem compromissos.

Ou entre em contato conosco usando os números abaixo

+55 11 2666 4920 | +55 21 2169 8725 | +55 48 3027 9000 | +55 48 3239 7000
Whatsapp +55 48 99129 3911