Em um projeto de cabeamento estruturado, cada ponto de rede (a tomada RJ45 que serve um computador, telefone ou câmera) precisa terminar em uma porta específica de um patch panel ou switch dentro do rack. É essa associação entre o ponto físico no ambiente e o equipamento no quadro que define como os cabos serão lançados, identificados e certificados. Sem ela registrada de forma coerente, documentos como o mapa de cabos, o diagrama do rack e a lista de materiais perdem a confiabilidade. No AltoQi Builder, os pontos de rede e os equipamentos são associados ao rack/quadro (patch panels, switches), com a hierarquia dos quadros e as ligações internas.
O Builder permite associar os pontos de rede do projeto aos equipamentos do quadro (Rack) — patch panels, switches, conectores. A associação alimenta automaticamente o mapa de cabos, o diagrama esquemático do rack e a lista de materiais, garantindo coerência entre o que está no croqui e o que está no rack.
A associação considera os parâmetros normativos do cabeamento estruturado:
No projeto de cabeamento estruturado do Builder, cada ponto lançado já é associado a um circuito de cabeamento; depois de lançar os racks/quadros, o comando Associar quadros os vincula e define a hierarquia/subordinação, e adicionam-se os equipamentos ao rack. As ligações entre equipamentos (patch-cords, backbones de campus e de edifício) são definidas em seguida — essenciais para a geração correta da lista de materiais e do Diagrama esquemático de racks; o Detalhe dos equipamentos mostra o plano de face do rack. É o que viabiliza o mapa de cabos e a entrega final do projeto.
