O resumo de materiais traduz o projeto estrutural em quantidades: volume de concreto, peso de aço, área de forma e consumo por elemento ou pavimento. É um dos entregáveis mais importantes da estrutura, pois alimenta o orçamento, o planejamento de compras e a logística da obra, além de permitir comparar o impacto econômico de diferentes soluções estruturais antes de decidir. Quanto mais fiel à geometria real dos elementos, mais confiável é a estimativa de custo dela derivada. No AltoQi Eberick, esse relatório é gerado automaticamente, com os elementos separados em moldados in loco, pré-moldados e genéricos, e pode ser personalizado por elemento ou pavimento e acompanhado de relatório de custos.
Além dos relatórios de cálculo e de estabilidade da estrutura, no Eberick é possível gerar um relatório com o resumo dos materiais da edificação. Nesse relatório é listado o volume de concreto, peso de aço, área de forma, quantitativo de blocos de enchimento e consumo de aço para cada um dos pavimentos da estrutura.
É gerada também uma tabela com os custos da edificação, com materiais e execução, por elemento ou pavimento, e também com o valor total da edificação.
O relatório pode ser gerado apenas com os elementos pretendidos, incluindo os pavimentos de interesse, ou ainda, de todos os elementos e de todos os pavimentos do projeto.
O Eberick realiza resumo de materiais do projeto, por elemento e por pavimento, com geração automatizada da relação do aço. Em paralelo, há a possibilidade de gerar relatórios em formatos de arquivos HTML, DOCX e XLSX, o que dá flexibilidade ao projetista para integrar o quantitativo a outros documentos do projeto.
O Eberick gera ainda relatórios com estimativa do custo da solução estrutural, com índices de custos dos materiais e mão de obra de execução da estrutura, facilitando a avaliação das diferentes soluções do projeto e auxiliando a tomada de decisão do projetista. Essa funcionalidade transforma o resumo de materiais em uma ferramenta de tomada de decisão entre alternativas — por exemplo, comparando o impacto econômico de mudar de bloco sobre estacas para tubulão, ou de laje maciça para nervurada.
Em versões mais recentes, o cálculo do volume de concreto apresentado na Relação do aço é obtido da geometria 3D dos elementos, proporcionando precisão e assertividade em orçamentos e execução — refinamento importante quando o quantitativo é usado em orçamento direto.
Na janela do resumo é possível selecionar os elementos a incluir, que ficam separados em Moldados in Loco, Pré-Moldados e Genéricos; também é possível emitir o relatório de Custos dos elementos. O resumo integra o conjunto de relatórios do projeto, junto a Relatórios da análise, Diagnóstico da estrutura, Memorial de cálculo e Critérios de projeto.

Teste o AltoQi Eberick gratuitamente e descubra como acelerar seus projetos estruturais com segurança e precisão.